Prevenir é educar antes que o problema aconteça. Com esse princípio, a gestão municipal intensificou as ações do Programa Saúde na Escola (PSE), mobilizando equipes de saúde, educação e assistência social para percorrer unidades da rede municipal, estadual e o IFCE, fortalecendo a cultura do cuidado entre adolescentes. Com a ação, as salas de aula estão sendo transformadas em espaços de escuta e orientação, a informação ganha papel de protagonista. É a Prefeitura de Cedro levando a Campanha Municipal de Prevenção à Gravidez na Adolescência diretamente às escolas, promovendo diálogo aberto, orientação técnica e planejamento de vida como ferramentas de proteção e autonomia juvenil. Nesta semana, as atividades contemplaram escolas como Antonieta Jucá Marques, Gabriel Diniz e a Escola Profissionalizante, com rodas de conversa conduzidas por enfermeiros e psicólogos. Os estudantes receberam orientações sobre métodos contraceptivos, uso correto de preservativos e a importância do planejamento de vida.O prefeito Nilson Diniz ressaltou que a campanha é uma estratégia estruturante de política pública voltada à juventude. "Nossa gestão tem o compromisso de cuidar das pessoas em todas as fases da vida. Levar essa campanha para dentro das escolas é oferecer aos adolescentes ferramentas para escolhas conscientes. Queremos que nossos jovens priorizem os estudos e o crescimento pessoal, contando com o apoio da rede municipal."O coordenador do PSE Saúde, Francedilson Lima, destacou que a integração entre as secretarias garante efetividade às ações. "Estamos dando continuidade ao cronograma da campanha municipal de prevenção à gravidez na adolescência, em parceria com as secretarias de Educação e Assistência Social. Realizamos rodas de conversa com enfermeiros e psicólogos, abordando prevenção, uso de preservativos e métodos contraceptivos. O objetivo é levar conhecimento de forma clara, sem tabus, para que os adolescentes possam discutir e aplicar essas orientações em suas vidas. O cronograma segue até o fim do mês, alcançando outras escolas da rede municipal, estadual e o IFCE."As atividades seguem com visitas programadas às demais unidades:19 de fevereiro: Escola Antonieta Jucá (manhã) e E.E.E.P Francisca de Albuquerque Moura (tarde)20 de fevereiro: Escola Gabriel Diniz (manhã e tarde)24 de fevereiro: EEMTI Celso Araújo (manhã)25 de fevereiro: Escola Leandro Alves Correia (manhã)26 de fevereiro: Escola João Batista Moreno (manhã)27 de fevereiro: IFCE Campus Cedro (manhã)A mobilização consolida Cedro como referência na articulação intersetorial de políticas públicas voltadas à saúde do adolescente, reforçando o lema da campanha: "Conhecimento protege. Diálogo transforma!"
Prevenir é educar antes que o problema aconteça. Com esse princípio, a gestão municipal intensificou as ações do Programa Saúde na Escola (PSE), mobilizando equipes de saúde, educação e assistência social para percorrer unidades da rede municipal, estadual e o IFCE, fortalecendo a cultura do cuidado entre adolescentes. Com a ação, as salas de aula estão sendo transformadas em espaços de escuta e orientação, a informação ganha papel de protagonista.
É a Prefeitura de Cedro levando a Campanha Municipal de Prevenção à Gravidez na Adolescência diretamente às escolas, promovendo diálogo aberto, orientação técnica e planejamento de vida como ferramentas de proteção e autonomia juvenil. Nesta semana, as atividades contemplaram escolas como Antonieta Jucá Marques, Gabriel Diniz e a Escola Profissionalizante, com rodas de conversa conduzidas por enfermeiros e psicólogos. Os estudantes receberam orientações sobre métodos contraceptivos, uso correto de preservativos e a importância do planejamento de vida.
O prefeito Nilson Diniz ressaltou que a campanha é uma estratégia estruturante de política pública voltada à juventude. "Nossa gestão tem o compromisso de cuidar das pessoas em todas as fases da vida. Levar essa campanha para dentro das escolas é oferecer aos adolescentes ferramentas para escolhas conscientes. Queremos que nossos jovens priorizem os estudos e o crescimento pessoal, contando com o apoio da rede municipal."
O coordenador do PSE Saúde, Francedilson Lima, destacou que a integração entre as secretarias garante efetividade às ações. "Estamos dando continuidade ao cronograma da campanha municipal de prevenção à gravidez na adolescência, em parceria com as secretarias de Educação e Assistência Social. Realizamos rodas de conversa com enfermeiros e psicólogos, abordando prevenção, uso de preservativos e métodos contraceptivos. O objetivo é levar conhecimento de forma clara, sem tabus, para que os adolescentes possam discutir e aplicar essas orientações em suas vidas. O cronograma segue até o fim do mês, alcançando outras escolas da rede municipal, estadual e o IFCE."
As atividades seguem com visitas programadas às demais unidades:
19 de fevereiro: Escola Antonieta Jucá (manhã) e E.E.E.P Francisca de Albuquerque Moura (tarde)
20 de fevereiro: Escola Gabriel Diniz (manhã e tarde)
24 de fevereiro: EEMTI Celso Araújo (manhã)
25 de fevereiro: Escola Leandro Alves Correia (manhã)
26 de fevereiro: Escola João Batista Moreno (manhã)
27 de fevereiro: IFCE Campus Cedro (manhã)
A mobilização consolida Cedro como referência na articulação intersetorial de políticas públicas voltadas à saúde do adolescente, reforçando o lema da campanha: "Conhecimento protege. Diálogo transforma!"