A Prefeitura de Cedro, por meio do prefeito Nilson Diniz, anunciou na quarta-feira (08/10) os nomes dos primeiros agraciados com a Medalha José Gabriel Diniz, a mais alta honraria do município, instituída pela Lei Municipal nº 839/2025, sancionada em 23 de setembro de 2025. Criada para reconhecer pessoas físicas e jurídicas que prestaram relevantes serviços ao município ou contribuíram para o seu desenvolvimento social, econômico e cultural, a medalha representa um marco na valorização da história local e homenageia o legado de José Gabriel Diniz, figura histórica que simboliza o progresso e a identidade cedrense.Durante entrevista em emissora local, o prefeito Nilson Diniz explicou que a escolha dos homenageados foi pensada para refletir o simbolismo do número sete, em referência aos sete distritos de Cedroe à importância desse número em diversos aspectos da vida e da fé. "Vamos homenagear sete pessoas, um número que representa equilíbrio e significado. São nomes que contribuíram de forma exemplar para o desenvolvimento de Cedro. Cada um deles simboliza o trabalho, o amor e o compromisso com a nossa terra", destacou o gestou municipal.Também ressaltou que a cerimônia de entrega da medalha acontecerá no dia 18 de outubro, no auditório do Senac Cedro, dentro da programação dos 105 anos de emancipação política do município. A entrega da Medalha José Gabriel Diniz será um dos momentos mais simbólicos das comemorações, reunindo autoridades, familiares e representantes da sociedade civil em uma solenidade que promete emocionar e valorizar quem ajudou a construir a história de Cedro. "São pessoas que dedicaram suas vidas ao nosso município. Cada uma delas representa o espírito trabalhador, solidário e resiliente do povo cedrense", concluiu o prefeito Nilson Diniz.Agraciados com a Medalha José Gabriel Diniz Edição 2025Maria Terezinha dos Santos Albuquerque referência na área da saúde, com mais de 40 anos de serviços prestados à população cedrense;Antônio Hélio Marques Jucá liderança política e comunitária que contribuiu com o desenvolvimento local;Ubiratan Diniz Aguiar ministro e personalidade de destaque nacional com raízes cedrenses;José Ferreira Lima agropecuarista e comerciante com forte atuação no fortalecimento econômico do município;Espedito Alves Costa empresário do setor alimentício, reconhecido pela dedicação e compromisso com a comunidade;José Rafael Neto agricultor e produtor rural que representa o trabalho e a força do homem do campo;José Bezerra Viana representante da sociedade civil e liderança cooperativista.
A Prefeitura de Cedro, por meio do prefeito Nilson Diniz, anunciou na quarta-feira (08/10) os nomes dos primeiros agraciados com a Medalha José Gabriel Diniz, a mais alta honraria do município, instituída pela Lei Municipal nº 839/2025, sancionada em 23 de setembro de 2025. Criada para reconhecer pessoas físicas e jurídicas que prestaram relevantes serviços ao município ou contribuíram para o seu desenvolvimento social, econômico e cultural, a medalha representa um marco na valorização da história local e homenageia o legado de José Gabriel Diniz, figura histórica que simboliza o progresso e a identidade cedrense.
Durante entrevista em emissora local, o prefeito Nilson Diniz explicou que a escolha dos homenageados foi pensada para refletir o simbolismo do número sete, em referência aos sete distritos de Cedroe à importância desse número em diversos aspectos da vida e da fé. "Vamos homenagear sete pessoas, um número que representa equilíbrio e significado. São nomes que contribuíram de forma exemplar para o desenvolvimento de Cedro. Cada um deles simboliza o trabalho, o amor e o compromisso com a nossa terra", destacou o gestou municipal.
Também ressaltou que a cerimônia de entrega da medalha acontecerá no dia 18 de outubro, no auditório do Senac Cedro, dentro da programação dos 105 anos de emancipação política do município. A entrega da Medalha José Gabriel Diniz será um dos momentos mais simbólicos das comemorações, reunindo autoridades, familiares e representantes da sociedade civil em uma solenidade que promete emocionar e valorizar quem ajudou a construir a história de Cedro. "São pessoas que dedicaram suas vidas ao nosso município. Cada uma delas representa o espírito trabalhador, solidário e resiliente do povo cedrense", concluiu o prefeito Nilson Diniz.
Agraciados com a Medalha José Gabriel Diniz Edição 2025
Maria Terezinha dos Santos Albuquerque referência na área da saúde, com mais de 40 anos de serviços prestados à população cedrense;
Antônio Hélio Marques Jucá liderança política e comunitária que contribuiu com o desenvolvimento local;
Ubiratan Diniz Aguiar ministro e personalidade de destaque nacional com raízes cedrenses;
José Ferreira Lima agropecuarista e comerciante com forte atuação no fortalecimento econômico do município;
Espedito Alves Costa empresário do setor alimentício, reconhecido pela dedicação e compromisso com a comunidade;
José Rafael Neto agricultor e produtor rural que representa o trabalho e a força do homem do campo;
José Bezerra Viana representante da sociedade civil e liderança cooperativista.