NOTÍCIAS

16-MAI-2025

Prefeitura de Cedro ouve fazedores de cultura para a construção do Plano Anual de Aplicação dos Recursos da PNAB

O município de Cedro receberá R$ 748.431,68 para fomentar a cultura local.

Por Ascom 16/05/2025 #cultura

Foto: Marcos Rodrigues

Com o objetivo de ouvir artistas, produtores, coletivos e a sociedade civil para a construção do Plano Anual de Aplicação dos Recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), a Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Cultura, realizou, na tarde de quinta-feira (15/05), uma escuta pública no Salão Paroquial.

O encontro reuniu diversos fazedores de cultura do município, que puderam apresentar sugestões, demandas e propostas que irão orientar a aplicação dos recursos federais destinados ao fortalecimento da cultura local. Durante o momento, a equipe da Secretaria de Cultura também compartilhou informações técnicas sobre a PNAB, esclarecendo dúvidas e destacando a importância da participação popular na formulação de políticas públicas culturais mais eficazes.

A secretária de Cultura, Regina Cavalcante, esteve representando o prefeito Nilson Diniz. Também participaram a articuladora regional da PNAB na região Centro-Sul, Lúcia Felipe; o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Josemir Silva; e os diretores do Instituto Zuza Laureno, Ivanildo Lopes, e do Cedro Canto Cultura, Zeno Falcão, além de produtores, artistas, fazedores de cultura e a população em geral.

Com a PNAB, espaços culturais e profissionais terão a oportunidade de renovar suas atividades, inovar em suas propostas artísticas e ampliar o alcance de suas ações, contribuindo para uma cena cultural mais resiliente e inclusiva.

A secretária de Cultura, Regina Cavalcante, ressaltou que a escuta é essencial para garantir que as ações contemplem a diversidade cultural de Cedro e fortaleçam quem faz cultura no município:
"Extremamente feliz, com toda a equipe da Secretaria Municipal de Cultura, pelo evento realizado. A participação foi grandiosa, com artistas, artesãos e representantes das mais diversas linguagens culturais. Esse é o primeiro passo na construção do nosso plano de execução financeira da PNAB. Agradeço a presença de todos que nos apoiaram. Também ao prefeito Dr. Nilson, pela parceria de sempre. E um agradecimento especial ao Conselho Municipal de Cultura, na pessoa do presidente Josemir, que tem contribuído significativamente com sugestões para tornar esse plano mais consistente e democrático"

Para o diretor do Instituto Zuza Laureno, sediado no distrito de Santo Antônio, o momento foi oportuno para que Cedro se torne uma referência em escuta democrática:
"Os espaços culturais estiveram presentes nesse ciclo da PNAB, que vai definir a destinação dos recursos da Lei Aldir Blanc. Tivemos também a participação do Conto Espaço Cultural, do Zeno Falcão, representando o Cedro Canto Cultura, e da Rose, representando a Casa de Cultura. Deixamos nossas ideias, e foi muito importante a participação de todos. Agora vamos trabalhar a próxima etapa: os editais. O recurso está chegando, e Cedro vai avançar muito no setor cultural com esse apoio. Todos são bem-vindos."

Quem comemorou a iniciativa foi o cantor Galego da Rural, que destacou a importância da escuta. "Sou cantor, vocalista, canto forró pé de serra e música sertaneja, em dupla com Raimundo da Adena. Quero agradecer imensamente à Secretaria de Cultura de Cedro por ter nos dado voz e vez na decisão sobre os recursos destinados à cultura. A prova disso é que cada um de nós pôde manifestar, por escrito, o que deseja para a cultura local. Em nome de todos os músicos do Cedro, parabenizo a Secretaria de Cultura e toda a equipe gestora. Agradeço a cada músico e, se Deus quiser, nossa cultura será reconhecida aqui e também em outros municípios e, quem sabe, até a nível estadual. Muito obrigado à Secretaria de Cultura, ao prefeito, Dr. Nilson Diniz, e à nossa secretária Regina Cavalcante. Agradeço do fundo do coração."

A próxima etapa será a sistematização das propostas colhidas para elaboração do plano final, que será submetido ao Ministério da Cultura, em conformidade com o cronograma nacional.

O que é a PNAB
A Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) é uma iniciativa criada para apoiar profissionais e espaços culturais impactados pela crise da pandemia de Covid-19. Inspirada na Lei Aldir Blanc, essa política visa garantir a sobrevivência e a retomada das atividades culturais, oferecendo apoio financeiro emergencial a artistas, coletivos, organizações e instituições culturais.

Instituída pela Lei n.º 14.399/2022, a PNAB representa um marco no financiamento da cultura no Brasil, garantindo repasses contínuos da União para estados e municípios até 2027.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo UNICEF 2021-2024Selo TCE Ceará SustentávelSelo Nacional compromisso com a Alfabetização Ouro 2024