NOTÍCIAS

04-FEV-2026

Prefeitura de Cedro reforça ações de combate ao Aedes aegypti com início do período chuvoso

A prevenção continua sendo a principal arma para manter Cedro livre das arboviroses.

Por Ascom 04/02/2026 #dengue

Foto: Breno Esaki/SES

Com a chegada da quadra invernosa, a Prefeitura de Cedro intensificou as ações de prevenção às arboviroses — Dengue, Zika e Chikungunya — por meio do trabalho contínuo das equipes de Vigilância em Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias. A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a população pode procurar os agentes ou a própria secretaria para tirar dúvidas, solicitar orientações ou larvicida. 

O prefeito Nilson Diniz destacou que o enfrentamento ao mosquito depende da união entre poder público e população. "Nossas equipes já cobriram mais da metade do município nesta primeira etapa de visitas. Mas o combate ao Aedes aegypti precisa da colaboração de todos. Cada morador deve ser fiscal do seu próprio quintal. Nossa meta é atravessar o período chuvoso e o Carnaval sem nenhum caso notificado", afirmou.

O agente de combate às endemias Kesio Paulo alertou para os cuidados redobrados dentro de casa, especialmente com recipientes que acumulam água da chuva. "Nesse período chuvoso, é fundamental vistoriar o quintal, eliminar recipientes que possam acumular água e manter tudo limpo. Brinquedos, garrafas, baldes e outros objetos devem ser descartados ou guardados em locais cobertos", orientou.

O agente também chamou atenção para o uso de tambores e reservatórios. "Antes de reutilizar tambores do ano passado para armazenar água da chuva, é necessário lavá-los bem, esfregar as paredes internas e trocar a água. Os ovos do mosquito podem sobreviver por até um ano esperando contato com a água para eclodir", explicou.

Kesio Paulo reforçou ainda que as visitas domiciliares já estão em andamento. "Já iniciamos o primeiro ciclo de visitas e, até o momento, o índice está controlado, sem casos notificados. Mas precisamos manter a vigilância, especialmente diante da possível circulação do vírus tipo 3 da dengue no Ceará. Controlando os focos, evitamos a transmissão", destacou.

 

Deixe seu comentário

logo
Selo UNICEF 2021-2024Selo TCE Ceará SustentávelSelo Nacional compromisso com a Alfabetização Ouro 2024