Foto: Calynne Maria
Em meio à rotina da comunidade do Vale São Miguel, a escola de Ensino Fundamental Leandro Alves Correia se transformou em espaço de escuta, orientação e cidadania. Na quinta-feira (29/01), famílias da Agrovila participaram de uma ação que aproximou serviços públicos, esclareceu direitos e reforçou a importância da informação como caminho para a dignidade social. O objetivo do encontro foi levar informação até onde as famílias vivem, reunindo profissionais da assistência social e da educação em um diálogo direto com a comunidade, fortalecendo o acesso, a permanência e a correta utilização dos programas sociais, especialmente os vinculados ao Cadastro Único. A iniciativa também buscou orientar pais e responsáveis sobre as condicionalidades exigidas para manutenção dos benefícios de transferência de renda, esclarecendo critérios, direitos e deveres das famílias atendidas, além da importância da atualização cadastral e do acompanhamento escolar e de saúde.O prefeito Nilson Diniz destacou que a integração entre áreas da gestão é fundamental para garantir políticas públicas mais eficientes e humanas, especialmente nas comunidades rurais e distritais. "A gestão municipal segue empenhada em descentralizar os serviços e fortalecer o vínculo com a nossa população rural e dos distritos. O Cadastro Único é a porta de entrada para a dignidade, e essa reunião na Agrovila demonstra nosso compromisso em manter as famílias assistidas e bem informadas sobre os programas que transformam vidas em nossa cidade."A ação contou com a participação do coordenador municipal do Cadastro Único, Marcelo Martins, além das assistentes sociais Cynthia Mikaella e Jussara Marte, que prestaram orientações técnicas diretamente à comunidade. O coordenardor comentou o objetivo da participação. "A coordenação municipal do Cadastro Único participou, no dia 29 de janeiro de 2026, de uma reunião intersetorial com a educação, realizada na Escola Leandro Alves Correia, no distrito Agrovila. Buscamos nesta ação disseminar informações referentes às condicionalidades, à manutenção e à permanência das famílias no acesso ao Programa Bolsa Família."Durante o encontro, também foram reforçadas as responsabilidades das famílias beneficiárias, como a atualização periódica do cadastro e o cumprimento das metas de frequência escolar e acompanhamento de saúde, pontos essenciais para a estabilidade dos benefícios. A gestão municipal informa que a ação integra um cronograma de visitas intersetoriais, que deverá ser ampliado ao longo do ano para outras localidades do município, fortalecendo o acesso à informação e aos direitos sociais.
Em meio à rotina da comunidade do Vale São Miguel, a escola de Ensino Fundamental Leandro Alves Correia se transformou em espaço de escuta, orientação e cidadania. Na quinta-feira (29/01), famílias da Agrovila participaram de uma ação que aproximou serviços públicos, esclareceu direitos e reforçou a importância da informação como caminho para a dignidade social.
O objetivo do encontro foi levar informação até onde as famílias vivem, reunindo profissionais da assistência social e da educação em um diálogo direto com a comunidade, fortalecendo o acesso, a permanência e a correta utilização dos programas sociais, especialmente os vinculados ao Cadastro Único. A iniciativa também buscou orientar pais e responsáveis sobre as condicionalidades exigidas para manutenção dos benefícios de transferência de renda, esclarecendo critérios, direitos e deveres das famílias atendidas, além da importância da atualização cadastral e do acompanhamento escolar e de saúde.
O prefeito Nilson Diniz destacou que a integração entre áreas da gestão é fundamental para garantir políticas públicas mais eficientes e humanas, especialmente nas comunidades rurais e distritais. "A gestão municipal segue empenhada em descentralizar os serviços e fortalecer o vínculo com a nossa população rural e dos distritos. O Cadastro Único é a porta de entrada para a dignidade, e essa reunião na Agrovila demonstra nosso compromisso em manter as famílias assistidas e bem informadas sobre os programas que transformam vidas em nossa cidade."
A ação contou com a participação do coordenador municipal do Cadastro Único, Marcelo Martins, além das assistentes sociais Cynthia Mikaella e Jussara Marte, que prestaram orientações técnicas diretamente à comunidade. O coordenardor comentou o objetivo da participação. "A coordenação municipal do Cadastro Único participou, no dia 29 de janeiro de 2026, de uma reunião intersetorial com a educação, realizada na Escola Leandro Alves Correia, no distrito Agrovila. Buscamos nesta ação disseminar informações referentes às condicionalidades, à manutenção e à permanência das famílias no acesso ao Programa Bolsa Família."
Durante o encontro, também foram reforçadas as responsabilidades das famílias beneficiárias, como a atualização periódica do cadastro e o cumprimento das metas de frequência escolar e acompanhamento de saúde, pontos essenciais para a estabilidade dos benefícios. A gestão municipal informa que a ação integra um cronograma de visitas intersetoriais, que deverá ser ampliado ao longo do ano para outras localidades do município, fortalecendo o acesso à informação e aos direitos sociais.