10-FEV-2018

Inpe emite alerta sobre fortes chuvas para Cedro e região

População precisa estar alerta para a possibilidade de raios, ventania e chuvas intensas

#Administração 10 DE FEVEREIRO DE 2018
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) emitiu na sexta-feira (10/2) alerta amarelo para grandes acumulados de chuva. Segundo o órgão, "Há risco moderado para ocorrência de fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 48 horas".

O Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, está otimista sobre as chuvas na região, ele observou que os homens do campo em Cedro já começaram a realizar o plantio para boa safra. "Percorri a comunidades rurais e constatei que nossos produtores estão plantando e acredito que as chuvas serão satisfatórias". Dr. Nilson também reforça o alerta. "A chuva é ótima, mas precisamos estar atentos para este alerta do Inpe".

A possibilidade, segundo o Inpe, é que no município de Cedro ocorreram pancadas de chuva ao longo do domingo (11). As precipitações poderão vir acompanhadas de raios, com chuva intensa em curtos períodos e rajadas de vento de forte intensidade.

O alerta também segue para toda região centro-sul e cariri no Estado do Ceará. Para sua maior segurança, recomenda-se acompanhar as previsões meteorológicas mais recentes e possível alteração do nível do aviso para que você possa planejar melhor suas atividades.

Segundo a Funceme

Nas ultimas 24 horas a Fundação Cearense de Meterologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), registrou chuvas em 12 municípios do Ceará. A maior precipitação ocorreu em Jaguaruana com 20.0mm, os municípios de Iracema 9.0mm e de Icapuí 5.0mm também registraram chuvas.

A previsão para o Estado do Ceará neste domingo, 11 de fevereiro, é de nebulosidade variável com chuva em todas as regiões do estado ao longo do dia.

Nível açude Ubaldinho

O principal açude de Cedro e que leva agua por meio de adutora de engate rápida é fator importante neste período de escassez de água. De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (COGERH), utilizando dados atualizados na sexta-feira (10), o açude que tem capacidade de 31,80 hm³ de água está com 20,66% de sua capacidade.

Atenção

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil orienta que em caso de risco ou ocorrência de inundação, enxurrada ou alagamento, é necessário desligar a chave geral de energia e fechar o registro de água, mantendo documentos pessoais, objetos de valor, produtos de limpeza e alimentos em local protegido, longe do alcance das águas; não deixe crianças brincando nas águas das ruas ou mananciais, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou contaminar-se, contraindo graves doenças, como hepatite e leptospirose e não deixe crianças trancadas em casa sozinhas.

Em caso de urgência

Caso o município tenha algum registro, a Prefeitura pede que avise imediatamente ao Corpo de Bombeiros Militar (fone 193) e ao órgão municipal de proteção e defesa civil pelo telefone: (88) 3564-0094. É importante falar sobre as áreas afetadas pela inundação e solicitar auxílio necessário. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (fone 199 ou (85) 98899-1128) também pode ser acionada para prestar apoio ao órgão municipal de proteção e defesa civil.

Confira alerta aqui

Cedro se despede do secretário de Esporte Ellesson Barbosa

Personalidade pública respeitável, gestor sempre comprometido com as causas do município, em favor da elevação da qualidade de vida dos cedrenses, deixa saudade

Inscrição para Ciclo Sesc 2024 começa hoje