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31-JUL-2025

Prefeitura de Cedro promove Jornada Pedagógica 2025 com foco em avaliação, equidade e saúde emocional

Ação reafirma o compromisso da gestão municipal com uma educação de qualidade, inclusiva e voltada para o desenvolvimento integral dos estudantes

Por Ascom 31/07/2025 #agenda

Foto: Marcos Rodrigues

Com ações estruturais, formação continuada e valorização dos educadores, Cedro segue avançando na construção de um sistema educacional mais justo e eficiente. Por isso, a Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu na quarta-feira, 31 de julho, a Jornada Pedagógica 2025.

O evento marcou o início do segundo semestre letivo da Rede Municipal de Ensino com uma rica programação voltada à formação de professores, gestores e cuidadores, aliando temas como avaliação educacional, equidade e saúde emocional no ambiente escolar. Realizado em dois momentos — pela manhã no SENAC e à tarde no IFCE — o encontro reuniu profissionais da educação para troca de experiências, palestras e reflexões sobre o papel da escola na formação cidadã.

Durante a abertura, o prefeito Nilson Diniz anunciou novos investimentos e ações para a área da educação no município. Entre os destaques, a climatização de todas as salas de aula da rede municipal com uso de energia solar, a aquisição de um novo ônibus escolar com 44 lugares, além da expectativa de distribuição de precatórios da educação a partir de 2027, que poderá beneficiar diretamente os professores com cerca de R$ 28 milhões.

"Estamos reunidos, aqui, da pré-escola ao 9º ano, para alinhar ações com nossos professores e elevar a qualidade da educação em Cedro. Temos conquistas importantes: climatização com ar-condicionado e energia solar, novos transportes escolares e a valorização do magistério. Vamos continuar trabalhando com planejamento e foco no futuro dos nossos alunos", afirmou o prefeito.

A secretária de Educação, Ana Nilma, reforçou o caráter formativo e acolhedor da Jornada. "Tivemos momentos importantes com a participação da professora Érica Laurentino, da SEDUC, e da psicóloga Jéssica Dias, que trouxeram reflexões fundamentais para o trabalho com nossas crianças. O objetivo é seguir melhorando a educação infantil e o ensino fundamental, cuidando do desenvolvimento integral dos nossos alunos e também dos nossos educadores", afirmou.

A professora Érica Laurentino, da Célula de Apoio e Desenvolvimento da Educação Infantil (CADIN/COEPS), trouxe reflexões sobre o cuidado socioemocional dos profissionais de educação, com foco na inclusão e no acolhimento das crianças. "Foi um momento incrível de escuta e troca com professores da educação infantil e dos anos iniciais. Discutimos a importância do autocuidado e da empatia no ambiente escolar", destacou.

As professoras Cássia Silva (CEI Maria Marilene) e Cilene Nogueira (Escola Francisca de Jesus Cavalcanti) também celebraram a iniciativa e o espaço de escuta e formação. "Essa jornada reforça o olhar cuidadoso com os professores e alunos. Refletir sobre saúde mental nos fortalece para cuidar melhor de nossas crianças", pontuou Cilene.

Cássia destacou ainda a participação das crianças, inclusive de estudantes atípicos, nas atividades. "Minhas alunas fizeram uma linda apresentação, incluindo uma criança com autismo. Isso mostra como estamos avançando na inclusão e na construção de um ambiente escolar mais acolhedor", disse.

A participação da comunidade também foi ressaltada. Regilânia, mãe da pequena Maria Elisa, de 5 anos, que é autista, emocionou ao relatar o acolhimento da filha na escola. "Hoje ela participa de apresentações, interage, se desenvolve. A parceria com a creche tem sido essencial para os avanços dela. Só tenho gratidão pelo cuidado e acolhimento com nossas crianças", afirmou.

 

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