NOTÍCIAS

23-JUL-2025

Juventude e diversidade constroem o futuro de Cedro no PPA 2026-2029

Novas plenárias ocorrerão nos bairros da sede urbana e no distrito de Várzea da Conceição

Por Ascom 23/07/2025 #ppa2026/2029

Foto: Marciel Bezerra

A Prefeitura de Cedro promoveu, na quarta-feira (23/07), mais uma etapa do Plano Plurianual Participativo (PPA) 2026-2029, com foco especial na juventude e na diversidade. O encontro foi realizado no auditório do Senac e reuniu autoridades municipais, representantes da comunidade LGBTQIAPN+, jovens, lideranças comunitárias e membros da sociedade civil.

A plenária teve como objetivo escutar demandas específicas desses grupos sociais, fortalecendo o diálogo e garantindo que suas realidades sejam consideradas no planejamento das políticas públicas para os próximos quatro anos.

Durante o evento, o prefeito Nilson Diniz destacou a importância do momento. "Vivemos um momento muito especial, ouvindo quem representa o presente e o futuro da nossa cidade. Cada jovem, cada liderança, cada voz que esteve aqui hoje nos ajudou a pensar em um Cedro mais justo, inclusivo e com oportunidades para todos."

A escuta ativa também foi destacada por Ticô Monteiro, cabeleireiro e representante da comunidade LGBTQIAPN+, que reforçou a necessidade de acolhimento e respeito nos serviços públicos. "Hoje estamos colocando as nossas propostas e necessidades dentro desse plano. Como acolhimento em repartições públicas como saúde e educação, onde ainda há casos de bullying e desrespeito ao nome social. Se a pessoa se apresenta como José, é José. Se é Maria, é Maria. Que os profissionais sejam capacitados para melhor atender e entender esse público."

O vice-prefeito Roberto Cadeira também reforçou o compromisso da gestão: "Quando construímos políticas públicas com quem vive a realidade do nosso município, os resultados são muito mais eficazes. Esse é o caminho para avançarmos com respeito e equidade."

Além das pautas da diversidade, os jovens também trouxeram sugestões nas áreas de cultura, esporte e formação cidadã. O estudante Lucas Borges propôs ações culturais de valorização da juventude. "A nossa juventude tem força e criatividade. Sugeri a criação de um Festival da Diversidade e Juventude, com música, dança, teatro, artes e espaço para artistas LGBTQIA+ e negros. Também propus oficinas em escolas e bairros e um edital de incentivo à arte jovem."

Já Maria Clara, vereadora da Câmara Jovem e instrutora de karatê, apresentou demandas da juventude esportista. "Queremos mais oportunidades e incentivo para praticar esportes, inclusive nas comunidades rurais. Precisamos de apoio com transporte, investimentos e estrutura para representar Cedro em competições e crescer como atletas."

A plenária foi organizada pela Comissão de Mobilização do PPA, com apoio das secretarias municipais, que garantiram estrutura para o registro e encaminhamento das propostas.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo UNICEF 2021-2024Selo TCE Ceará SustentávelSelo Nacional compromisso com a Alfabetização Ouro 2024