Foto: Marcos Rodrigues
Cedro se destacou neste domingo (29/06) como palco de uma grande celebração ao esporte da mente com a realização do I Torneio Regional Aberto de Xadrez. O evento reuniu enxadristas de vários municípios do Centro-Sul do Ceará em uma competição marcada por talento, estratégia e integração.A disputa aconteceu na Escola Estadual de Educação Profissional Francisca de Albuquerque Moura, e foi fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Cedro, por meio da secretaria de Educação e da secretaria de Esporte e Juventude, com o Instituto Zuza Laurênio, sediado no distrito de Santo Antônio.Com categorias Absoluto e Amador, o torneio contou com a presença de mestres nacionais, estudantes e jogadores amadores. A premiação total de R$ 1.000,00, além de medalhas e troféus, valorizou o desempenho dos participantes e incentivou a prática do xadrez como ferramenta de formação educacional e cidadã, sendo parte de uma política educacional mais ampla que vem sendo adotada no município, com atividades pedagógicas nas escolas de tempo integral reforçando a aprendizagem e inclusão. Cedro reafirma, com essa iniciativa, seu compromisso com o fortalecimento da juventude, a valorização do esporte e a inovação educacional, criando oportunidades reais de crescimento intelectual e social para todos.Presente ao evento, a secretária de Educação, Ana Nilma, ressaltou o impacto positivo da ação nas escolas de tempo integral. "Estamos muito felizes com a realização desse torneio. O xadrez é uma ferramenta pedagógica importante, que trabalha raciocínio lógico, concentração e disciplina. Agradeço ao Instituto Zuza Laurênio e ao nosso prefeito Nilson Diniz, que tem apoiado essas iniciativas inovadoras que fortalecem o ensino e ampliam as oportunidades para nossos estudantes."Representando o Instituto Zuza Laurênio, Ivanildo Lopes celebrou a união de esforços. "Foi um torneio de alto nível, com jogadores experientes e uma participação expressiva de jovens da rede pública. A parceria com a Prefeitura de Cedro tem sido essencial, e já estamos organizando uma nova etapa em setembro, válida pelo Campeonato Cearense de Xadrez 2025, com três vagas para a grande final estadual."Com a palavra, os campeões"Fico feliz de participar e ser campeão aqui em Cedro. O torneio foi muito bem organizado, com ótima estrutura. Agradeço ao Instituto Zuza Laurênio e à Prefeitura pelo apoio. O xadrez entrou na minha vida para ficar" - Joahaby Batista Brasil, mestre nacional e campeão da categoria Absoluto."Vencer a categoria Amador foi uma grande alegria. O xadrez me ajudou muito na concentração e no raciocínio lógico. Agradeço a todos que tornaram esse torneio possível. Foi um privilégio participar e representar minha escola" - Carlos Samuel, estudante da EEEP Francisca de Albuquerque Moura.
Cedro se destacou neste domingo (29/06) como palco de uma grande celebração ao esporte da mente com a realização do I Torneio Regional Aberto de Xadrez. O evento reuniu enxadristas de vários municípios do Centro-Sul do Ceará em uma competição marcada por talento, estratégia e integração.
A disputa aconteceu na Escola Estadual de Educação Profissional Francisca de Albuquerque Moura, e foi fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Cedro, por meio da secretaria de Educação e da secretaria de Esporte e Juventude, com o Instituto Zuza Laurênio, sediado no distrito de Santo Antônio.
Com categorias Absoluto e Amador, o torneio contou com a presença de mestres nacionais, estudantes e jogadores amadores. A premiação total de R$ 1.000,00, além de medalhas e troféus, valorizou o desempenho dos participantes e incentivou a prática do xadrez como ferramenta de formação educacional e cidadã, sendo parte de uma política educacional mais ampla que vem sendo adotada no município, com atividades pedagógicas nas escolas de tempo integral reforçando a aprendizagem e inclusão. Cedro reafirma, com essa iniciativa, seu compromisso com o fortalecimento da juventude, a valorização do esporte e a inovação educacional, criando oportunidades reais de crescimento intelectual e social para todos.
Presente ao evento, a secretária de Educação, Ana Nilma, ressaltou o impacto positivo da ação nas escolas de tempo integral. "Estamos muito felizes com a realização desse torneio. O xadrez é uma ferramenta pedagógica importante, que trabalha raciocínio lógico, concentração e disciplina. Agradeço ao Instituto Zuza Laurênio e ao nosso prefeito Nilson Diniz, que tem apoiado essas iniciativas inovadoras que fortalecem o ensino e ampliam as oportunidades para nossos estudantes."
Representando o Instituto Zuza Laurênio, Ivanildo Lopes celebrou a união de esforços. "Foi um torneio de alto nível, com jogadores experientes e uma participação expressiva de jovens da rede pública. A parceria com a Prefeitura de Cedro tem sido essencial, e já estamos organizando uma nova etapa em setembro, válida pelo Campeonato Cearense de Xadrez 2025, com três vagas para a grande final estadual."
Com a palavra, os campeões
"Fico feliz de participar e ser campeão aqui em Cedro. O torneio foi muito bem organizado, com ótima estrutura. Agradeço ao Instituto Zuza Laurênio e à Prefeitura pelo apoio. O xadrez entrou na minha vida para ficar" - Joahaby Batista Brasil, mestre nacional e campeão da categoria Absoluto.
"Vencer a categoria Amador foi uma grande alegria. O xadrez me ajudou muito na concentração e no raciocínio lógico. Agradeço a todos que tornaram esse torneio possível. Foi um privilégio participar e representar minha escola" - Carlos Samuel, estudante da EEEP Francisca de Albuquerque Moura.