15-ABR-2024

Açude Ubaldinho atinge 100% de sua capacidade

Reservatório tem capacidade de armazenagem equivalente a mais de 42 milhões de m³ de água, e está sangrando desde o dia 14 de abril

#Agenda 15 DE ABRIL DE 2024

Na noite do último domingo (14), o açude Ubaldinho, localizado no Vale do São Miguel, no município de Cedro, atingiu 100% de sua capacidade. A população, evidentemente, se alegra com o volume total alcançado, mas as autoridades alertam para alguns cuidados. O gerente regional da Cogerh (Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos) no Crato, Emídio Clebson Batista, por exemplo, pede que se evitem banhos nos açudes (reservatórios), ficar dentro dos rios e riachos, na travessia de passagens molhadas.

Em entrevista a um noticioso da FM Mandacaru, ele fez abalizada explanação sobre a sangria do açude Ubaldinho e os demais reservatórios que compõem a bacia do Salgado gerenciados pela Cogerh. O Ubaldinho, açude de porte médio-alto, estava com uma lâmina de 14 centímetro de sangria quando "começou a verter na noite de 14 de abril, para a satisfação de todos", afirmou Emídio. O reservatório cedrense abastece a sede do município e também é usado na perenização do Riacho São Miguel. "Observemos que 2016 ele teve seu volume mais crítico, com pouco mais de 18% da capacidade; em março de 2023 ele sangrou, da mesma forma que sangrou agora em abril de 2024".

"Também temos que orientar, nesse momento em que os açudes estão sangrando, no sentido de que as pessoas tenham cuidado com os rios. Quando os açudes sangram, suas águas se somam às águas dos rios e esse volume maior representa riscos. Orientamos, ainda, para que não tenha banhista nas dependências desses reservatórios, cujas águas servem para o abastecimento humano", esclarece Emídio Clebson Batista, gerente regional da Cogerh no Cariri.

#Agenda Hoje

Prazo para vacinação contra a Febre Aftosa termina dia 30 de abril

A declaração da vacinação deve ser realizada até o dia 15 de maio

Secretaria de Saúde faz balanço do mutirão das consultas no castramóvel em Cedro