28-DEZ-2023

Retrospectiva2023 - Balanço positivo da secretaria de Empreendedorismo e desenvolvimento econômico

ações para apoiar os empreendedores locais, como cursos de capacitação, consultorias e parcerias com instituições financeiras para novos negócios e na geração de emprego e renda.

#RETROSPECTIVA2023 POR MACIEL BEZERRA 28 DE DEZEMBRO DE 2023

Uma ampla gama de cursos de capacitação profissional para empreendedores de Cedro foi ofertada durante todo o ano, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e com outras instituições. As capacitações abordaram diversas áreas ligadas ao empreendedorismo, gestão empresarial, vendas, marketing, saúde, alimentação, informática, entre outras; foram mais de 600 vagas em qualificação profissional na sede e nas comunidades rurais.

A gestão municipal também ofereceu consultoria empresarial para empreendedores do município. O serviço é realizado por profissionais do Sebrae e auxilia os empreendedores a desenvolverem seus negócios, melhorando a gestão, o marketing e as vendas. Em 2023, foram mais de 1.400 horas/aula, beneficiando empreendedores de diversos setores.

Através da exitosa parceria com o Sebrae, entre os dias 22 e 26 de maio, Cedro promoveu a Semana do Empreendedor. A Sala do Empreendedor de Cedro foi transferida para um espaço mais confortável, buscando atender com excelência os empreendedores locais; o espaço agora está localizado na Secretaria do Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico. O prefeito Joãozinho de Titico também se reuniu com o diretor de Administração e Finanças do SEBRAE-CE, Reginaldo Braga, para discutir desenvolvimento econômico e projetos para Cedro. No final do ano, a gestão foi agraciada com o Selo "Ouro" de Referência em Atendimento no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora.

A gestão tem parcerias com instituições financeiras para facilitar o acesso ao crédito para empreendedores de Cedro. A Prefeitura intermedeia a relação entre os empreendedores e as instituições financeiras, facilitando o processo de aprovação de financiamentos. Em 2023, o governo municipal intermediou a concessão de mais de R$ 1 milhão em financiamentos para empreendedores locais. Os financiamentos foram destinados a diversas atividades, como compra de equipamentos, reforma de imóveis e capital de giro.

E mais: participou do Encontro de Produtores Rurais no Sertão Central; promoveu um desfile para o encerramento do Curso de Maquiador; implementou ações de apoio à Criação de Camarão em Cativeiro e apoiou estabelecimentos que aderiram ao Cartão Ceará Sem Fome. Teve ainda a promoção mensal da Feira do Empreendedorismo e da Agricultura Familiar, com vistas ao fortalecimento da economia local e da agricultura familiar. A Expocedro contou com uma diversidade de concursos, incluindo um festival gastronômico.

Cedro se destaca por suas iniciativas proativas e parcerias estratégicas, buscando constantemente o desenvolvimento econômico e social da comunidade. As ações da Prefeitura para o empreendedorismo e a geração de emprego e renda estão contribuindo para o crescimento da economia local e a melhoria da qualidade de vida de todos.

Cedro se despede do secretário de Esporte Ellesson Barbosa

Personalidade pública respeitável, gestor sempre comprometido com as causas do município, em favor da elevação da qualidade de vida dos cedrenses, deixa saudade

Inscrição para Ciclo Sesc 2024 começa hoje

Ciclistas podem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, na sede da Secretaria de Esporte