Foto: Arquivo / Prefeirura de Cedro
O município de Cedro alcança um marco histórico na área da educação superior. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) autorizou oficialmente o funcionamento do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no município, assegurando, já nesta etapa inicial, a oferta de três cursos de nível superior e especialização, de forma totalmente gratuita.Para o prefeito Dr. Nilson Diniz, a conquista simboliza o cumprimento de um compromisso assumido com a juventude e os trabalhadores cedrenses. "Esta é uma vitória construída com persistência e planejamento. Desde a reunião com o governador Elmano, no início de 2025, trabalhamos para que o Polo UAB fosse uma realidade em Cedro. Nossa missão é democratizar o conhecimento e garantir que o filho do trabalhador possa se tornar tecnólogo ou especialista sem precisar sair da sua terra. Estamos qualificando nossa gente para os desafios da nova economia", destacou o prefeito.A secretária municipal de Educação, Ana Nilma, ressaltou o impacto pedagógico da iniciativa, a qualidade da estrutura apresentada à equipe técnica do Ministério da Educação e a importância social da conquista. "Iniciamos o ano com uma grande notícia para o nosso povo. A autorização do Polo UAB é uma vitória histórica para Cedro. Em parceria com a Universidade Aberta do Brasil, vamos ofertar cursos superiores e tecnológicos por meio de universidades públicas, com ensino de qualidade e sem nenhum custo para o aluno. A modalidade a distância amplia o acesso e evita que nossos estudantes precisem se deslocar para Fortaleza ou para o Cariri. Esse resultado é fruto de um trabalho iniciado desde o começo da gestão do prefeito Dr. Nilson, sempre com o compromisso de fortalecer a educação e promover o desenvolvimento social, econômico e cultural do nosso município", afirmou.Cursos ofertados nesta etapa inicial- Especialização em Gestão Pedagógica da Escola Universidade Estadual do Ceará (UECE)- Tecnólogo em Análise de Sistemas Universidade Federal do Cariri (UFCA)- Tecnólogo em Produção Multimídia Universidade Federal do Cariri (UFCA)Com a autorização oficial da CAPES, a Prefeitura de Cedro informa que a próxima etapa será a publicação dos editais de seleção para os alunos. As informações sobre prazos, número de vagas e critérios de inscrição serão divulgadas em breve no site oficial e nas redes sociais da administração municipal. A implantação do Polo UAB consolida Cedro como referência regional em educação, ampliando oportunidades, fortalecendo a qualificação profissional e contribuindo diretamente para o desenvolvimento do município.
O município de Cedro alcança um marco histórico na área da educação superior. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) autorizou oficialmente o funcionamento do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no município, assegurando, já nesta etapa inicial, a oferta de três cursos de nível superior e especialização, de forma totalmente gratuita.
Para o prefeito Dr. Nilson Diniz, a conquista simboliza o cumprimento de um compromisso assumido com a juventude e os trabalhadores cedrenses. "Esta é uma vitória construída com persistência e planejamento. Desde a reunião com o governador Elmano, no início de 2025, trabalhamos para que o Polo UAB fosse uma realidade em Cedro. Nossa missão é democratizar o conhecimento e garantir que o filho do trabalhador possa se tornar tecnólogo ou especialista sem precisar sair da sua terra. Estamos qualificando nossa gente para os desafios da nova economia", destacou o prefeito.
A secretária municipal de Educação, Ana Nilma, ressaltou o impacto pedagógico da iniciativa, a qualidade da estrutura apresentada à equipe técnica do Ministério da Educação e a importância social da conquista. "Iniciamos o ano com uma grande notícia para o nosso povo. A autorização do Polo UAB é uma vitória histórica para Cedro. Em parceria com a Universidade Aberta do Brasil, vamos ofertar cursos superiores e tecnológicos por meio de universidades públicas, com ensino de qualidade e sem nenhum custo para o aluno. A modalidade a distância amplia o acesso e evita que nossos estudantes precisem se deslocar para Fortaleza ou para o Cariri. Esse resultado é fruto de um trabalho iniciado desde o começo da gestão do prefeito Dr. Nilson, sempre com o compromisso de fortalecer a educação e promover o desenvolvimento social, econômico e cultural do nosso município", afirmou.
Cursos ofertados nesta etapa inicial
- Especialização em Gestão Pedagógica da Escola Universidade Estadual do Ceará (UECE)
- Tecnólogo em Análise de Sistemas Universidade Federal do Cariri (UFCA)
- Tecnólogo em Produção Multimídia Universidade Federal do Cariri (UFCA)
Com a autorização oficial da CAPES, a Prefeitura de Cedro informa que a próxima etapa será a publicação dos editais de seleção para os alunos. As informações sobre prazos, número de vagas e critérios de inscrição serão divulgadas em breve no site oficial e nas redes sociais da administração municipal. A implantação do Polo UAB consolida Cedro como referência regional em educação, ampliando oportunidades, fortalecendo a qualificação profissional e contribuindo diretamente para o desenvolvimento do município.