Foto: Arte Maciel Bezerra
Com o objetivo de ampliar a participação juvenil e fortalecer políticas públicas voltadas para adolescentes, a Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Mulher, abriu oficialmente as inscrições para o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA). O NUCA é uma proposta do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que visa estimular o protagonismo juvenil e inserir adolescentes nas decisões que impactam suas vidas, promovendo a escuta ativa, a liderança comunitária e a cidadania participativa.O prefeito Dr. Nilson Diniz destacou a importância do programa como um canal para que os jovens sejam ouvidos e incluídos nas políticas públicas. "A juventude de Cedro tem talento, tem energia e quer ser ouvida. Nosso papel como gestão é abrir caminhos para que esses jovens se desenvolvam, participem e contribuam com o futuro do nosso município. O NUCA é uma dessas portas, e estamos orgulhosos de mais uma vez integrar essa iniciativa do Unicef com responsabilidade e compromisso", afirmou o gestor.De acordo com a secretária de Assistência Social e da Mulher, Luciana Vieira, o fortalecimento do NUCA é essencial para que Cedro avance na busca pela certificação do Selo Unicef. "Mais uma vez, o município do Cedro participa para buscar a certificação do Selo Unicef 2025-2028. E para que a gente consiga avançar na política de garantia de direitos das crianças e do adolescente, a gente tem que montar uma equipe que venha a nos apoiar com essa luta", explicou.Luciana também enfatizou o papel da gestão municipal na construção de políticas inclusivas. "Queremos dizer que nosso gestor, doutor Nilson Diniz, apoia imensamente essa campanha do selo, assim como todas as outras campanhas que a secretaria encabeça em apoio aos conselhos de direitos. Agradecemos muito o trabalho que ele vem desempenhando, sensível às causas das minorias."Com o lema "Aqui a juventude tem vez e voz", o NUCA Cedro assume o papel de instrumento de transformação social, como ressaltou o mobilizador do programa no município, Marciel Bezerra. "Estaremos ao longo dos próximos anos realizando muitas ações voltadas para o NUCA, com formação e fortalecimento do núcleo no município. Vamos mapear os adolescentes e convidá-los por meio das escolas, grupos culturais, associações e outros coletivos. A ideia é que esses jovens não apenas opinem, mas liderem ações que impactem o presente e ajudem a construir o futuro."As inscrições para o NUCA já estão abertas e podem ser feitas pelo site da Prefeitura Municipal de Cedro. A chamada é destinada a adolescentes com idade entre 12 e 17 anos que desejem atuar como agentes de transformação em suas comunidades.
Com o objetivo de ampliar a participação juvenil e fortalecer políticas públicas voltadas para adolescentes, a Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Mulher, abriu oficialmente as inscrições para o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).
O NUCA é uma proposta do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que visa estimular o protagonismo juvenil e inserir adolescentes nas decisões que impactam suas vidas, promovendo a escuta ativa, a liderança comunitária e a cidadania participativa.
O prefeito Dr. Nilson Diniz destacou a importância do programa como um canal para que os jovens sejam ouvidos e incluídos nas políticas públicas. "A juventude de Cedro tem talento, tem energia e quer ser ouvida. Nosso papel como gestão é abrir caminhos para que esses jovens se desenvolvam, participem e contribuam com o futuro do nosso município. O NUCA é uma dessas portas, e estamos orgulhosos de mais uma vez integrar essa iniciativa do Unicef com responsabilidade e compromisso", afirmou o gestor.
De acordo com a secretária de Assistência Social e da Mulher, Luciana Vieira, o fortalecimento do NUCA é essencial para que Cedro avance na busca pela certificação do Selo Unicef. "Mais uma vez, o município do Cedro participa para buscar a certificação do Selo Unicef 2025-2028. E para que a gente consiga avançar na política de garantia de direitos das crianças e do adolescente, a gente tem que montar uma equipe que venha a nos apoiar com essa luta", explicou.
Luciana também enfatizou o papel da gestão municipal na construção de políticas inclusivas. "Queremos dizer que nosso gestor, doutor Nilson Diniz, apoia imensamente essa campanha do selo, assim como todas as outras campanhas que a secretaria encabeça em apoio aos conselhos de direitos. Agradecemos muito o trabalho que ele vem desempenhando, sensível às causas das minorias."
Com o lema "Aqui a juventude tem vez e voz", o NUCA Cedro assume o papel de instrumento de transformação social, como ressaltou o mobilizador do programa no município, Marciel Bezerra. "Estaremos ao longo dos próximos anos realizando muitas ações voltadas para o NUCA, com formação e fortalecimento do núcleo no município. Vamos mapear os adolescentes e convidá-los por meio das escolas, grupos culturais, associações e outros coletivos. A ideia é que esses jovens não apenas opinem, mas liderem ações que impactem o presente e ajudem a construir o futuro."
As inscrições para o NUCA já estão abertas e podem ser feitas pelo site da Prefeitura Municipal de Cedro. A chamada é destinada a adolescentes com idade entre 12 e 17 anos que desejem atuar como agentes de transformação em suas comunidades.