Há lugares que guardam histórias. Outros, além de preservá-las, conseguem fazê-las florescer novamente. Durante pouco mais de um mês, o Museu Ferroviário de Cedro se tornou um desses espaços. Entre pinturas, esculturas, fotografias e manifestações artísticas carregadas de afeto, a exposição "Trilhos da Arte: Talentos da Nossa Terra" encerrou sua temporada deixando um legado de pertencimento e inspiração para toda a comunidade.Idealizada pelo Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), a iniciativa transformou o equipamento histórico em um ponto de encontro entre gerações, aproximando estudantes, moradores, visitantes e artistas em torno da riqueza cultural produzida no município. Ao longo da programação, cerca de 15 escolas das redes municipal e particular visitaram a exposição, proporcionando aos estudantes a oportunidade de conhecer de perto a produção artística local e fortalecer o vínculo com a história e a identidade cedrense.Para o prefeito Nilson Diniz, o sucesso da mostra representa mais um passo na consolidação da cultura como instrumento de transformação social. "Ver o nosso Museu Ferroviário ocupado por tantas expressões artísticas e sendo visitado por nossas crianças, estudantes e pela população é motivo de alegria. A exposição Trilhos da Arte abriu espaço para os talentos da nossa terra e escreveu um novo capítulo na valorização da nossa história. Estamos felizes com os resultados e reafirmamos nosso compromisso de continuar incentivando a cultura em todas as suas formas."A curadoria reuniu obras de Rogério Paz, Valderlânia Alves, Lucas Marjorie, René Campos, Família Victor, Diego Souza, Antônio Marques, Lucas Santos, Gean Artes e Raimundo de Teca, revelando a diversidade criativa existente no município.Juventude protagonistaO encerramento da mostra foi marcado pela participação ativa dos adolescentes do NUCA, responsáveis pela organização e mediação das visitas. Maria Júlia e Maria Glória resumiram o sentimento de gratidão pelo sucesso alcançado. "Encerramos a exposição com o coração cheio de gratidão. Tudo foi preparado com muito carinho e dedicação. Agradecemos aos artistas, aos visitantes e a todos que prestigiaram esse momento. Foi emocionante ver nossa exposição se tornar um sucesso e mostrar o talento da nossa terra."A Primeira-dama Ana Clécia também visitou o espaço e destacou o protagonismo juvenil na realização da iniciativa. "Fiquei encantada com a quantidade de talentos que temos em Cedro. Os jovens do NUCA demonstram que cultura também é participação, cidadania e pertencimento. Precisamos continuar incentivando nossos artistas para que sejam reconhecidos cada vez mais além das fronteiras do município."Entre os visitantes, o casal Liduina e Dãozinho destacou a importância do museu como instrumento de preservação da memória. "É importante recordar a nossa história. A tecnologia permite que tudo isso chegue a mais pessoas e leve o nome de Cedro para o mundo. Precisamos valorizar cada vez mais o que é nosso."Vinda de Jucás, a professora aposentada Fátima Nunes, que estudou em Cedro nos anos 1960, descreveu a visita como um reencontro afetivo. "Cedro faz parte da minha memória. Acho fundamental privilegiar os artistas da terra. A juventude precisa conhecer suas raízes e entender a importância da arte, da leitura e da cultura para a formação humana."Os próprios artistas celebraram a oportunidade inédita. Lucas Santos ressaltou a emoção de expor no Museu Ferroviário. "Foi uma experiência maravilhosa. Ver o povo de Cedro interagindo com a nossa arte e compartilhando esses momentos foi algo muito especial. O museu abriu suas portas para uma oportunidade única."Já Gean Artes destacou o papel da arte na formação dos jovens. "A arte desperta talentos e oferece novos caminhos. Muitos estudantes da zona rural tiveram a oportunidade de conhecer esse universo e podem se inspirar para desenvolver seus próprios dons."
Há lugares que guardam histórias. Outros, além de preservá-las, conseguem fazê-las florescer novamente. Durante pouco mais de um mês, o Museu Ferroviário de Cedro se tornou um desses espaços. Entre pinturas, esculturas, fotografias e manifestações artísticas carregadas de afeto, a exposição "Trilhos da Arte: Talentos da Nossa Terra" encerrou sua temporada deixando um legado de pertencimento e inspiração para toda a comunidade.
Idealizada pelo Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), a iniciativa transformou o equipamento histórico em um ponto de encontro entre gerações, aproximando estudantes, moradores, visitantes e artistas em torno da riqueza cultural produzida no município. Ao longo da programação, cerca de 15 escolas das redes municipal e particular visitaram a exposição, proporcionando aos estudantes a oportunidade de conhecer de perto a produção artística local e fortalecer o vínculo com a história e a identidade cedrense.
Para o prefeito Nilson Diniz, o sucesso da mostra representa mais um passo na consolidação da cultura como instrumento de transformação social. "Ver o nosso Museu Ferroviário ocupado por tantas expressões artísticas e sendo visitado por nossas crianças, estudantes e pela população é motivo de alegria. A exposição Trilhos da Arte abriu espaço para os talentos da nossa terra e escreveu um novo capítulo na valorização da nossa história. Estamos felizes com os resultados e reafirmamos nosso compromisso de continuar incentivando a cultura em todas as suas formas."
A curadoria reuniu obras de Rogério Paz, Valderlânia Alves, Lucas Marjorie, René Campos, Família Victor, Diego Souza, Antônio Marques, Lucas Santos, Gean Artes e Raimundo de Teca, revelando a diversidade criativa existente no município.
Juventude protagonista
O encerramento da mostra foi marcado pela participação ativa dos adolescentes do NUCA, responsáveis pela organização e mediação das visitas. Maria Júlia e Maria Glória resumiram o sentimento de gratidão pelo sucesso alcançado. "Encerramos a exposição com o coração cheio de gratidão. Tudo foi preparado com muito carinho e dedicação. Agradecemos aos artistas, aos visitantes e a todos que prestigiaram esse momento. Foi emocionante ver nossa exposição se tornar um sucesso e mostrar o talento da nossa terra."
A Primeira-dama Ana Clécia também visitou o espaço e destacou o protagonismo juvenil na realização da iniciativa. "Fiquei encantada com a quantidade de talentos que temos em Cedro. Os jovens do NUCA demonstram que cultura também é participação, cidadania e pertencimento. Precisamos continuar incentivando nossos artistas para que sejam reconhecidos cada vez mais além das fronteiras do município."
Entre os visitantes, o casal Liduina e Dãozinho destacou a importância do museu como instrumento de preservação da memória. "É importante recordar a nossa história. A tecnologia permite que tudo isso chegue a mais pessoas e leve o nome de Cedro para o mundo. Precisamos valorizar cada vez mais o que é nosso."
Vinda de Jucás, a professora aposentada Fátima Nunes, que estudou em Cedro nos anos 1960, descreveu a visita como um reencontro afetivo. "Cedro faz parte da minha memória. Acho fundamental privilegiar os artistas da terra. A juventude precisa conhecer suas raízes e entender a importância da arte, da leitura e da cultura para a formação humana."
Os próprios artistas celebraram a oportunidade inédita. Lucas Santos ressaltou a emoção de expor no Museu Ferroviário. "Foi uma experiência maravilhosa. Ver o povo de Cedro interagindo com a nossa arte e compartilhando esses momentos foi algo muito especial. O museu abriu suas portas para uma oportunidade única."
Já Gean Artes destacou o papel da arte na formação dos jovens. "A arte desperta talentos e oferece novos caminhos. Muitos estudantes da zona rural tiveram a oportunidade de conhecer esse universo e podem se inspirar para desenvolver seus próprios dons."