NOTÍCIAS

05-NOV-2025

Cedro é contemplado com novo sistema de abastecimento de água em comunidades rurais

Cedro avança em mais uma conquista importante na área de infraestrutura hídrica, reafirmando o compromisso da gestão municipal em promover dignidade, desenvolvimento e bem-estar

Por Ascom 05/11/2025 #agenda
O Governo do Ceará anunciou, na quarta-feira (05/11), um investimento superior a R$ 187 milhões destinado à implantação e melhorias de sistemas de abastecimento de água em 41 municípios cearenses, beneficiando mais de 32 mil famílias e garantindo acesso à água de qualidade para cerca de 130 mil pessoas em todo o estado.

Entre os municípios contemplados está Cedro, que receberá obras de ampliação do sistema de abastecimento nas comunidades Serraria, Delfino e Téu, localizadas no distrito de Várzea da Conceição. A iniciativa representa mais um passo importante na melhoria da qualidade de vida das famílias que vivem na zona rural, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e o acesso universal à água potável.

O vice-prefeito de Cedro, Roberto Cadeira, representou o prefeito Nilson Diniz no evento e destacou a importância do investimento para as famílias beneficiadas, "É com muita alegria que na condição de vice-prefeito do meu querido município de Cedro, acompanhado do presidente da Associação Comunitária da Serraria, que vem juntamente conosco assinar diante do nosso governador Elmano de Freitas esse termo de adesão para implantação do sistema de abastecimento de água para aquelas três comunidades, Serraria, Téu e Delfino. Essa é uma grande e necessária obra para aquela região, visto que a carência de água lá já vem de muitos anos. Esse sistema de água vai dar uma qualidade de vida melhor a todos que lá residem, vai trazer dignidade às pessoas e levar água tratada. Água é vida, portanto, é o município de Cedro, junto com o Governo do Estado, levando qualidade de vida para todos que necessitam na zona rural. Um grande abraço e um beijo no coração de cada um."

O projeto integra o Programa Águas do Sertão (PAS), financiado por recursos do Governo do Ceará, crédito externo junto ao Banco de Desenvolvimento Alemão (KfW) e doação da União Europeia, por meio do Latin American Investment Facility (LAIF). A execução é coordenada pela Secretaria das Cidades (SCidades), com apoio da Cagece e do próprio KfW.

Outra fonte de recursos é o Fundo Estadual de Saneamento Básico (FESB), criado pelo Governo do Ceará para ampliar o acesso à água limpa e ao saneamento básico, tanto nas áreas urbanas quanto rurais, com ferramentas financeiras e de gestão voltadas à universalização do serviço.

 

Deixe seu comentário

logo
Selo UNICEF 2021-2024Selo TCE Ceará SustentávelSelo Nacional compromisso com a Alfabetização Ouro 2024