O prefeito ao lado do neto do Senador Joao Tomé, o neto Fred Saboya. Foto: Divulgação
O município de Cedro realizará, no próximo sábado (15/11), às 19h, no auditório do IFCE, uma solenidade especial em memória do senador e governador João Tomé Sabóia, figura central para a criação e o desenvolvimento do município no início do século XX. A cerimônia contará com a presença do prefeito Nilson Diniz, do vice-prefeito Roberto Cadeira, de familiares do homenageado e de autoridades locais. O momento será marcado pela entrega da Medalha de Cedrencidade à família Saboya, simbolizando o reconhecimento do povo cedrense àquele que teve papel decisivo na história da cidade.A iniciativa busca resgatar e valorizar a importância histórica do senador, que esteve em Cedro em 15 de novembro de 1916 para inaugurar a Estação Ferroviária obra que impulsionou o crescimento local e conectou o município a novas oportunidades de desenvolvimento. Anos depois, João Tomé também seria fundamental na Lei de Emancipação Municipal de 1920, marco que consolidou a autonomia administrativa de Cedro.Nesta semana, o prefeito Nilson Diniz esteve em Fortaleza, no apartamento de Fred Saboya, neto do senador João Tomé, para oficializar o convite e reforçar o simbolismo do momento. Durante a visita, o gestor destacou que a homenagem é uma expressão de gratidão da população cedrense. "Olá, meus irmãos cedrenses. Nesse momento, estou em Fortaleza, aqui no apartamento do Fred Saboya, que é neto do senador João Tomé. Todos nós temos uma história que remete à presença do governador João Tomé em 15 de novembro de 1916, quando ele esteve em Cedro para inaugurar a nossa estação ferroviária e, mais tarde, participou da lei de emancipação de 1920. Estamos aqui para convidar cada cedrense a participar dessa homenagem, uma forma de expressar nossa gratidão a esse homem que ajudou a criar o nosso município", afirmou o prefeito Nilson Diniz.Fred Saboya, emocionado, agradeceu em nome da família. "Muito obrigado à gestão e ao povo de Cedro. Eu e minha família ficamos muito honrados e felizes com essa homenagem ao meu avô. Terei o prazer imenso de ir ao Cedro, conhecer a praça, ver a igreja que ele conheceu e a estação ferroviária que ele inaugurou. Estou muito feliz e profundamente honrado", destacou.O prefeito reforçou o convite a todos para participarem da homenagem. "Então, pessoal, sábado, a partir das 19h, estaremos juntos no auditório do IFCE para entregar a Medalha de Cedrencidade ao senhor Fred Saboya e ao seu filho, bisneto do senador. Será um momento de honra, história e gratidão. Até sábado!", concluiu Nilson Diniz.A solenidade promete ser um dos momentos mais significativos do calendário cultural e histórico do município, reafirmando a importância do senador João Tomé Sabóia como um dos grandes responsáveis pela construção e identidade de Cedro.
O município de Cedro realizará, no próximo sábado (15/11), às 19h, no auditório do IFCE, uma solenidade especial em memória do senador e governador João Tomé Sabóia, figura central para a criação e o desenvolvimento do município no início do século XX. A cerimônia contará com a presença do prefeito Nilson Diniz, do vice-prefeito Roberto Cadeira, de familiares do homenageado e de autoridades locais. O momento será marcado pela entrega da Medalha de Cedrencidade à família Saboya, simbolizando o reconhecimento do povo cedrense àquele que teve papel decisivo na história da cidade.
A iniciativa busca resgatar e valorizar a importância histórica do senador, que esteve em Cedro em 15 de novembro de 1916 para inaugurar a Estação Ferroviária obra que impulsionou o crescimento local e conectou o município a novas oportunidades de desenvolvimento. Anos depois, João Tomé também seria fundamental na Lei de Emancipação Municipal de 1920, marco que consolidou a autonomia administrativa de Cedro.
Nesta semana, o prefeito Nilson Diniz esteve em Fortaleza, no apartamento de Fred Saboya, neto do senador João Tomé, para oficializar o convite e reforçar o simbolismo do momento. Durante a visita, o gestor destacou que a homenagem é uma expressão de gratidão da população cedrense. "Olá, meus irmãos cedrenses. Nesse momento, estou em Fortaleza, aqui no apartamento do Fred Saboya, que é neto do senador João Tomé. Todos nós temos uma história que remete à presença do governador João Tomé em 15 de novembro de 1916, quando ele esteve em Cedro para inaugurar a nossa estação ferroviária e, mais tarde, participou da lei de emancipação de 1920. Estamos aqui para convidar cada cedrense a participar dessa homenagem, uma forma de expressar nossa gratidão a esse homem que ajudou a criar o nosso município", afirmou o prefeito Nilson Diniz.
Fred Saboya, emocionado, agradeceu em nome da família. "Muito obrigado à gestão e ao povo de Cedro. Eu e minha família ficamos muito honrados e felizes com essa homenagem ao meu avô. Terei o prazer imenso de ir ao Cedro, conhecer a praça, ver a igreja que ele conheceu e a estação ferroviária que ele inaugurou. Estou muito feliz e profundamente honrado", destacou.
O prefeito reforçou o convite a todos para participarem da homenagem. "Então, pessoal, sábado, a partir das 19h, estaremos juntos no auditório do IFCE para entregar a Medalha de Cedrencidade ao senhor Fred Saboya e ao seu filho, bisneto do senador. Será um momento de honra, história e gratidão. Até sábado!", concluiu Nilson Diniz.
A solenidade promete ser um dos momentos mais significativos do calendário cultural e histórico do município, reafirmando a importância do senador João Tomé Sabóia como um dos grandes responsáveis pela construção e identidade de Cedro.