Foto: Arquivo Prefeitura de Cedro
O Ministério da Cultura confirmou a habilitação do Plano de Aplicação de Recursos (PAR) 2025 do município de Cedro, no âmbito da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Lei nº 14.399/2022).A habilitação ocorre após a realização de consulta pública presencial, em 15 de maio de 2025, que reuniu 70 participantes, entre agentes culturais, integrantes do Conselho Municipal de Cultura e representantes da sociedade civil. O processo contou com quatro modalidades de participação: Conselho de Cultura, consulta aberta, oitiva presencial e outras formas de envolvimento da comunidade artística.O PAR 2025 inclui ações voltadas ao fomento de diversas linguagens culturais, concessão de bolsas, subsídio a espaços culturais como a Casa da Cultura, a Casa de Cultura Popular Neném Galdino e o Instituto Zuza Laureno além de aquisição de equipamentos e investimentos operacionais.O prefeito Nilson Diniz afirmou que a habilitação representa um avanço na política cultural local. "A confirmação do PAR reforça o compromisso do município com o planejamento participativo e com o fortalecimento da cultura. São recursos importantes para apoiar projetos, ampliar oportunidades e valorizar nossos artistas e agentes culturais", declarou.A secretária interina de Cultura e chefe de Gabinete, Beatriz Lopes, destacou o papel da participação social na construção do plano."A elaboração do PAR envolveu escuta ativa e diálogo com quem faz cultura no município. O resultado reflete as demandas apresentadas pelos agentes culturais e garante um planejamento mais alinhado às necessidades do território", afirmou.Com o plano habilitado, o município aguardará a liberação dos próximos passos para execução dos recursos. Segundo a gestão municipal, as informações sobre editais, inscrições e prazos serão divulgadas assim que disponibilizadas pelo sistema nacional.
O Ministério da Cultura confirmou a habilitação do Plano de Aplicação de Recursos (PAR) 2025 do município de Cedro, no âmbito da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Lei nº 14.399/2022).
A habilitação ocorre após a realização de consulta pública presencial, em 15 de maio de 2025, que reuniu 70 participantes, entre agentes culturais, integrantes do Conselho Municipal de Cultura e representantes da sociedade civil. O processo contou com quatro modalidades de participação: Conselho de Cultura, consulta aberta, oitiva presencial e outras formas de envolvimento da comunidade artística.
O PAR 2025 inclui ações voltadas ao fomento de diversas linguagens culturais, concessão de bolsas, subsídio a espaços culturais como a Casa da Cultura, a Casa de Cultura Popular Neném Galdino e o Instituto Zuza Laureno além de aquisição de equipamentos e investimentos operacionais.
O prefeito Nilson Diniz afirmou que a habilitação representa um avanço na política cultural local. "A confirmação do PAR reforça o compromisso do município com o planejamento participativo e com o fortalecimento da cultura. São recursos importantes para apoiar projetos, ampliar oportunidades e valorizar nossos artistas e agentes culturais", declarou.
A secretária interina de Cultura e chefe de Gabinete, Beatriz Lopes, destacou o papel da participação social na construção do plano.
"A elaboração do PAR envolveu escuta ativa e diálogo com quem faz cultura no município. O resultado reflete as demandas apresentadas pelos agentes culturais e garante um planejamento mais alinhado às necessidades do território", afirmou.
Com o plano habilitado, o município aguardará a liberação dos próximos passos para execução dos recursos. Segundo a gestão municipal, as informações sobre editais, inscrições e prazos serão divulgadas assim que disponibilizadas pelo sistema nacional.