NOTÍCIAS

11-MAI-2022

Prevenção e tratamento da fibromialgia é tema de encontro em Cedro

Conversa ocorreu na véspera do Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia

#Saúde POR MACIEL BEZERRA 11 DE MAIO DE 2022

Foto: Marcos Rodrigues

Imagine sentir dores ao acordar, dormir ou fazer qualquer atividade sem conseguir determinar a causa exata e, pior, sem cura disponível! Imaginaram? Pois é isto o que ocorre com portadores de fibromialgia, uma doença que acomete cada vez mais pessoas em todo o mundo. Pensando em apoiar quem sofre com esse mal, foi instituído o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia (12/05).

Para tratar deste importante tema, a Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Saúde, fez uma reunião na quarta-feira (11/05) com pacientes acometidas de fibromialgia em Cedro para tratar de políticas públicas que possam prevenir e apoiar os pacientes (em sua maioria mulheres) que apresentam a doença no município.

A secretária de Saúde Norma Marques traz os detalhes. "A fibromialgia é uma doença relativamente nova. E ontem eu tive o prazer de receber algumas das mulheres cedrenses que sofrem com essa doença. Conversamos e traçamos estratégias para ajudar na qualidade de vida de cada uma delas. A gestão está de mãos dadas com essas pessoas, por meio da Secretaria de Saúde, para atuar da melhor maneira possível".

Aparecida Alves é portadora de Fibromialgia desde 2016, e criou um grupo com outras pacientes que sofrem da enfermidade. "São dores crônicas que não têm cura, mas tem tratamento, com acompanhamento psicológico, atividade física e medicamentos. Em Cedro, formamos um grupo de apoio no WhatsApp e, nesta data, buscamos a Secretária de Saúde para sensibilizá-la. A gestão já dá um apoio importante, reforçado com a disponibilização de profissionais de saúde e de medicamentos, de maneira organizada. Estamos muito felizes com este apoio do município, só tenho que agradecer".

O que é a fibromialgia?

A fibromialgia é uma doença crônica que provoca dores em todo o corpo por longos períodos. Há sensibilidade nas articulações, músculos, tendões e outros tecidos moles. Outros sintomas são fadiga, distúrbios do sono, dor de cabeça, depressão e ansiedade.

As causas são desconhecidas, porém, acredita-se que algumas situações sejam fatores de risco para a doença, como histórico familiar e outros transtornos, a exemplo de artrite reumatoide e lúpus. Estima-se que 2% a 3% da população brasileira convive com a doença.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Segurança Hoje

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 2 dia(s)

Prefeitura intensifica ações para vacinação do rebanho bovino e bubalino contra febre aftosa

Ausência de vacinação impede comercialização de rebanho para outros estados da federação

#Agenda Há 2 dia(s)

Base CPRaio de Cedro será no antigo Hotel Municipal

A interiorização do Raio ocorre de forma conjunta à expansão do Sistema de Videomonitoramento, que permite uma atuação especializada de combate à criminalidade

#Agenda Há 2 dia(s)

Experiências de Cedro são apresentadas na Mostra "Ceará, aqui tem SUS"

Projetos Mais Saúde Perto do Coração, Uso do Aplicativo “Aedes em Foco” e Núcleo Municipal de Educação Permanente são destaques no estado

#Agenda Há 3 dia(s)

Secretaria de Infraestrutura atua em locais danificados pelas fortes chuvas, levando apoio e serviços

Diversas equipes e equipamentos foram disponibilizados para atender as comunidades

#Agenda Há 3 dia(s)

Prefeitura de Cedro lança amanhã Campanha contra a Febre Aftosa, por um rebanho livre da doença

Lançamento, nesta quarta-feira, dia 17 de abril, às 8 horas, acontece na fazenda Exu, no distrito Vale do Machado

#Agenda Há 4 dia(s)

Iniciada entrega do Vale Gás Social em Cedro

Beneficiários que não resgataram os tíquetes devem verificar seu nome na lista e comparecer a Secretaria de Assistência Social

#Agenda Há 4 dia(s)

Conviventes do CRAS I e II participam do projeto "Caminhos Digitais"

Programa pretende realizar a inclusão digital de idosos, além de fomentar a prática de atividades físicas

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito