30-ABR-2019

Prefeitura realizará solenidade para anúncio de novos cursos

#AssistênciaSocial 30 DE ABRIL DE 2019

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

A Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, e da Sala de Empreendedor, realiza nesta quinta-feira (2/5), à partir das 8 horas, assinatura de parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SEBRAE), com apresentações de "cases" de sucesso e prestação de contas. "Procuramos no primeiro ano da gestão (2013), formalizar convênio com o SENAC para levar cursos para todas as comunidades rurais e, ao longo do tempo, capacitamos cerca de 4 mil pessoas", enfatizou o Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz.

Criada para formalizar e apoiar empreendedores oriundos dos cursos a Sala do empreendorismo localizada na Secretaria do Trabalho e Assistência Social oferece suporte para o Microempreendedor Individual (MEI), abertura de CNPJ, Declaração Anual, geração de boleto e intermediação com os parceiros do Sistema Fecomércio são algumas das ações. "Dentro do contrato de cada instituição o município disponibiliza consulta, palestras e cursos para as micro e pequenas empresas, após a solicitação o suporte não tem custo para o morador, apenas nas taxas de órgãos do Governo Federal e Estadual", lembra o agente de desenvolvimento, Alexsandro Pereira.

Ao longo dos últimos anos (2013-2017), o SEBRAE tem levado diversas ações em parceria com a Prefeitura de Cedro. Após a regulamentação e implantação da lei geral das micro e pequenas empresas e da criação da Sala do Empreendedor, foram mais de 6 mil horas de consultorias para atender produtores rurais e empresas urbanas, 55 cursos, capacitando cerca de 825 empreendedores, 40 palestras, 18 oficinas, 2 seminários e o apoio na realização das edições da EXPOCEDRO.

Ao todo, foram aplicados no Município R$ 1.039.385,00, sendo R$ 747.955,00 com recursos do SEBRAE e R$ 176.430,00 como contrapartida do Município. Em 2018, foram quase 3 mil horas de consultorias, 15 cursos, 9 oficinas, 10 palestras, no valor de R$ 340.000,00, sendo R$ 234.852,00 oriundos de orçamento do SEBRAE e R$ 105.148,00 através de contrapartida do Município.

Após a conclusão dos cursos, a população participa da Feira do Empreendorismo e da Agricultura Familiar (FEAGRI) que acontecem mensalmente na Praça Nilo Viana Diniz. Além disso acontecem Feiras da Agricultura Familiar na sede urbana e rural, incentivando os produtores nas vendas e melhorando a renda familiar.

O SENAC capacitou cerca de 3 mil pessoas entre 2013 e 2017. No ano passado, foram realizados investimentos de R$ 123.408,39 pela Prefeitura de Cedro, SENAC e Sebrae. Estes cursos estão movimentando a economia local, gerando emprego e renda para o povo de Cedro, principalmente nas comunidades rurais. Ao todo, 400 pessoas participaram de cursos de Massagem Relaxante, Artesanato em Fuxico, Artesanato em Biscuit, Salgados Comerciais, Bolos e Doces Regionais, Processamento de Frutas, Customização de Camisetas, Sobremesas Comerciais, Bolsas e Acessórios, Bolos e Doces Regionais, Customização de Camisetas, Corte de Cabelo Masculino, Excelência no Atendimento em Farmácia, Teatro Para Iniciantes, Informática Para Melhor Idade, Adobe Premier, Doces e Salgados Para Festas, Montagem e Manutenção de Smartphones, Culinária a Base de tilápia e Comida de Boteco.

Palestra motivacional sobre negócios e depoimentos de moradores que se tornaram empreendedores farão parte da solenidade. "Criamos alternativas para levar conhecimento a nossa gente, acreditamos na força do empreendedorismo em Cedro e estaremos apresentando novos cursos, de acordo com as reais necessidades da comunidade e, em breve, vamos iniciar em novas turmas", pontua a Secretária do Trabalho e Assistência Social, Luciana Vieira. SERVIÇO Solenidade de assinatura para novos cursos Data: 02 de maio de 2019 Horário: 8 h Local: Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco(SENAC).

Por Marciel Bezerra Foto: Marcos Rodrigues

Mais de 700 alunos participam da aplicação da prova da OBA

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica conta com avaliações realizadas em todo o Brasil

Cedro recebe Semana do MEI entre os dias 20 e 24 de maio