03-MAR-2019

Produtores rurais recebem certificados de cursos

Diversas dicas foram repassadas para a comunidade de Serraria

#Agricultura POR MACIEL 03 DE MARÇO DE 2019

Foto: Marcos Rodrigues

Cerca de 60 produtores rurais da comunidade de Serraria, no distrito de Várzea da Conceição, receberam na manhã deste domingo (3/3), na sede da Associação local, certificados dos cursos de Produção Artesanal de Conservas, Pães, Negócio Certo Rural e empreendedorismo.

O encontro contou com a presença do prefeito em exercício, Joãozinho de Titico; presidente do Sindicato Rural de Cedro, José Ferreira; presidentes de associações; lideranças comunitárias; produtores rurais e famílias beneficiadas; além dos vereadores Silvana Leite, Gilberto Barbosa e Juceza Teixeira.

"Tem sido um diferencial da gestão municipal a busca por capacitar os trabalhadores rurais, desta forma, melhoramos a renda familiar e fortalecemos a agricultura familiar", afirmou Joãozinho de Titico. Além da comunidade de Serraria, os distritos de Santo Antônio e Assunção já foram beneficiados com cursos.

Durante os cursos foram repassadas dicas sobre: higiene e saúde na manipulação de alimentos; técnicas de processamento e qualidade alimentar; utilização de ingredientes básicos, complementares e alternativos da fabricação de pães e biscoitos artesanais; técnicas de armazenamento e validade, entre outras. Já o Negócio Certo Rural é um programa gratuito de capacitação em planejamento e administração de pequenos negócios rurais.

Parcerias
Para a realização dos cursos, o Sindicato Rural contou com a participação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), e da Prefeitura de Cedro. "Iremos desenvolver ações para aproximarmos da comunidade, trazendo benefícios a todos e fortalecendo cada vez mais a zona rural", enfatizou José Ferreira.

O presidente da Associação da comunidade de Serraria, Geraldo Gomes, afirmou que a oportunidade chegou na hora certa. "Este é mais um incentivo ao homem do campo e estamos felizes pela presença do prefeito em exercício. Aproveitamos para comemorar e apresentar novas demandas para nossa comunidade".

Outras ações
Em novembro de 2018 o SENAR realizou atendimentos na zona rural do Distrito de Assunção, beneficiando cerca de 200 moradores com ações de prevenção ao câncer de próstata e de colo do útero. Na ocasião, foram distribuídos kits de higiene, além de ações para melhorar a autoestima tais como corte de cabelo e cuidados com as unhas e uma palestra sobre a importância da prevenção do câncer.