NOTÍCIAS

03-DEZ-2018

Projeto Memorial Ivens Dias Branco é apresentado em Cedro

O objetivo da obra, a ser inaugurada em breve, é resgatar a história das famílias que habitaram a Região, democratizando o acesso às informações por meio de tecnologias, com o uso de aplicativos

#Cultura POR MACIEL 03 DE DEZEMBRO DE 2018

Foto: Edson Reis

O objetivo da obra, a ser inaugurada em breve, é resgatar a história das famílias que habitaram a Região, democratizando o acesso às informações por meio de tecnologias, com o uso de aplicativos.




A solenidade de apresentação do Memorial, na sexta-feira (30/11), no auditório do Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (Senac/Ce), contou com as presenças da Sra. Consuelo, viúva de Ivens Dias Branco e família; do vice-presidente de Investimentos e Controladoria e diretor de Relações com Investidores do Grupo M. Dias Branco, Geraldo Luciano; do prefeito Dr. Nilson Diniz, da primeira-dama Ana Clécia, do vice Joãozinho de Titico, entre outras autoridades.




Na abertura oficial, o prefeito de Cedro relembrou a vinda do empresário Ivens Dias Branco para inaugurar unidade do Senac em Cedro, em 2015, e que sua história ficará gravada nos corações da gente daqui. "Queremos deixar registrada, além da história do empresário, das famílias que habitaram a nossa região. Estas informações estão sendo compiladas por profissionais da tecnologia, que criarão um software com uma linha do tempo. Temos a certeza de sermos únicos no país com uma ideia destas". Dr. Nilson agradeceu a família do empresário por vir conhecer de perto o Memorial instalado em Cedro, onde a história do grupo M. Dias Branco começou. "Fico feliz de ter juntado os parceiros para contar a história do nosso povo e poder fazer um projeto de alcance geral", finalizou.




Demais autoridades presentes

O ex-deputado federal, ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) e atual presidente da Academia Cearense de Letras, Ubiratan Aguiar; o poeta Geraldo Amâncio, Bispo Diocesano de Iguatu, Dom Edson de Castro Homem; a Professora Márcia Negreiros, Diretora do Campus do IFCE de Aracati; o Padre Ademar Alves, vigário local; o vice-prefeito de Várzea Alegre, Fabrício Rolim; a secretária de Cultura Aparecida Evangelista; além de estudantes, outros ilustre da política local e representante da Fundação de Cultura e Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FUNCEPE).




O representante do grupo M. Dias Branco contou da satisfação de participar da solenidade que marca a criação do memorial. "É muito mais que um simples museu, a obra irá resgatar toda a história do povo da região, de uma cidade. Um orgulho para todos receber, no centenário de Cedro, este memorial. O prefeito Dr. Nilson Diniz é exemplo de homem público, ele vai dar um presente a sua gente, coroando de êxito os 8 anos de gestão. Devemos reconhecer este mérito".




Para o ex-ministro do TCU, imensa é a alegria de retornar ao município de Cedro para um momento histórico como este. "Hoje, graças ao convite que me foi formulado, eu posso realmente comemorar a homenagem ao conterrâneo Ivens Dias Branco com este Memorial magnífico", ressaltou Ubiratan Aguiar.




Dona Consuelo e familiares conheceram o Museu Ferroviário, que abriga o acervo da Ferrovia de Cedro e guarda a história de Manoel Dias Branco, que habitou Cedro no passado.




O que é o projeto?

O sistema Ivens Dias Branco (SISDIBRA) é um programa a ser instalado no futuro Memorial. Para catalogar os dados do passado, por um banco de dados, com a disponibilização da genealogia de famílias, transcrições e um blog diário com informações atualizadas. As transcrições serão realizadas por um modo dinâmico de leitura e interpretação de documentos antigos. Na genealogia, o passado das famílias que habitaram o Centro-Sul do estado e o Vale do Salgado, entre os anos de 1680 e 2020.




O Memorial será entregue nas comemorações do centenário do município, em 2020. Os moradores poderão descobrir quem foram seus antepassados, saber tudo sobre batizados, matrimônios, óbitos, estatísticas e biografias, incluindo a de Ivens Dias Branco. O projeto está sob coordenação do professor do IFCE Campus Aracati e Coordenador do projeto, George Ney, além do historiador e genealogista, Joatan Viana.




A Prefeitura de Cedro conta com o apoio do Grupo M. Dias Branco; a execução dos trabalhos fica a cargo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Campus Aracati e Cedro), Dioceses (Iguatu e Crato), Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas, Fundação de Cultura e Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FUNCEPE), Instituto Cultural do Cariri (ICC), Instituto da Família Feitosa e Amigos (IFFA) e Casa da Cultura de Cedro.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Hoje

Iniciada reposição asfáltica em ruas de Cedro

A Prefeitura informou que as ruas não serão interditadas durante a operação

#Agenda Hoje

Cedro sediará encontro para capacitação dos Conselhos de Direito

Evento acontecerá no auditório do Senac, na sexta-feira, 17 de maio

#Agenda Há 1 dia(s)

Programa Saúde na Escola realiza ações durante Semana da Matemática na Escola Gabriel Diniz

A classificação do índice de massa corporal (IMC) pode ajudar a identificar problemas de obesidade ou desnutrição, em crianças, adolescentes, adultos e idosos.

#Agenda Há 1 dia(s)

Prefeito participa de audiência na SEDUC para tratar sobre convênios

Gestor municipal busca a retomada de obras na área da educação no distrito de Várzea da Conceição

#Agenda Há 4 dia(s)

Grupo teatral de Cedro se apresentou em Fortaleza no final de semana

Espetáculo Ubuntu foi encenado no Teatro da Praia

#Agenda Há 4 dia(s)

Cedro se despede do secretário de Esporte Ellesson Barbosa

Personalidade pública respeitável, gestor sempre comprometido com as causas do município, em favor da elevação da qualidade de vida dos cedrenses, deixa saudade

#Agenda Há 4 dia(s)

Inscrição para Ciclo Sesc 2024 começa hoje

Ciclistas podem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, na sede da Secretaria de Esporte

#Agenda Há 6 dia(s)

Prefeitura de Cedro inicia obra de drenagem no entorno do Centro Social Urbano

Ação beneficiará moradores da região e também os visitantes dos principais eventos cedrenses

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito