26-NOV-2018

Cedro promove dia "D" da Cultura de Paz e Não Violência

Na manhã deste sábado (24/11), aconteceu o dia “D” da Cultura de Paz e Não Violência em Cedro.

#Cultura POR MACIEL 26 DE NOVEMBRO DE 2018

Fotos: Arquivo Escolas Municipais

Na manhã deste sábado (24/11), aconteceu o dia "D" da Cultura de Paz e Não Violência em Cedro. As atividades reflexivas sobre a Cultura de Paz para melhor qualidade de vida contaram com o uso de textos informativos, paródias, caminhada, confecção de painéis, poemas, dinâmicas, músicas, palestras e hasteamento da Bandeira da Paz.

Ações de promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos desenvolvidas pela Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Educação e execução do Programa Saúde na Escola (PSE-Educação), estão sendo realizadas com estudantes e famílias da rede pública de ensino. "Estamos construindo práticas de cultura de paz, substituindo a violência pelo amor e a paz. Essa mudança começa em todos nós com ações que nossos profissionais de educação estão desenvolvendo", ressalta o prefeito, Dr. Nilson Diniz.

O projeto é desenvolvido por meio da abordagem transversal dos conteúdos trabalhados nas diversas disciplinas e, mais especificamente, na Disciplina de Formação Humana. A Coordenadora do Programa Saúde da Escola (PSE-Educação), Aldenoura Gomes, lembra que o projeto contribui para um clima escolar mais harmonioso e feliz. "Um ambiente melhor somente será possível mediante a implementação de práticas pedagógicas pautadas na tolerância, no diálogo e no respeito às diferenças".

Na Escola Francisca de Jesus Cavalcanti foi realizada leitura bíblica e acolhimento de estudantes e familiares. Os estudantes da Escola Arakén Sedrim de Aguiar, hastearam a bandeira da paz e tiveram rodas de conversas sobre os seis pilares da cultura de paz: respeitar a vida, rejeitar à violência, ser generoso, ouvir para compreender, preservar o planeta e redescobrir a solidariedade. Outras escolas realizaram atividades que serão implementadas em sala de aula. Outras ações estão sendo planejadas para o próximo ano letivo nas escolas.

A data

De acordo com a Assembleia Geral da UNESCO (1999), a cultura de paz é um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida baseados no respeito à vida, ao fim da violência, à prática da não-violência por meio da educação, diálogo e cooperação. "Temos diversos projetos que promovem ações que envolvem as famílias e com isto ficamos felizes com a participação de todos", ressalta a Secretária de Educação, Esmeraldina Bezerra.

Cedro se despede do secretário de Esporte Ellesson Barbosa

Personalidade pública respeitável, gestor sempre comprometido com as causas do município, em favor da elevação da qualidade de vida dos cedrenses, deixa saudade

Inscrição para Ciclo Sesc 2024 começa hoje

Ciclistas podem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, na sede da Secretaria de Esporte