16-NOV-2018

Prefeito de Cedro participa do 2º Encontro de Capacitação dos Consórcios Públicos do Ceará

#MeioAmbiente POR MACIEL 16 DE NOVEMBRO DE 2018

Foto: Divulgação

Com foco no meio ambiente, a Capacitação (nesta segunda-feira - 13/11) reuniu representantes de regiões do Estado no Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia. Encontro foi promovido pela secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA).

Acompanhado do secretário de Meio Ambiente Ellesson Barbosa, o presidente do Consórcio Integrado de Resíduos Sólidos da região Centro-Sul e prefeito de Cedro Dr. Nilson Diniz destacou a importância do Governo do Estado dar suporte aos municípios cearenses em relação a essa questão. "Os municípios tem enfrentados dificuldades. Enquanto isso, a nossa região segue avançando na política ambiental. Uma das ações a serem defendidas pelo consorcio é a criação de um aterro sanitário público para atender todos os municípios".

A partir de 2019, uma verba especial, cerca de R$ 400 mil oriundos da repartição de 2% do ICMS Ambiental, será repassada aos municípios que compõe o Consórcio Integrado de Resíduos Sólidos da região Centro-Sul, envolvendo os municípios de Baixio, Cedro, Várzea Alegre, Ipaumirim, Granjeiro, Umari e Lavras da Mangabeira.

Cedro, pela primeira vez, alcançou a nota máxima do Índice Qualidade Municipal (IQM) dos municípios Cearenses conferido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA): 1,0.

"Após este Encontro, os munícipios irão traçar metas para receber os recursos. As orientações foram repassadas pelos representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e da SEMA", informou Elleson Barbosa. "Os consórcios já sabem o que fazer, eles existirão de fato em 2019. Cada município terá as suas diretrizes para a criação de mecanismos para a execução da coleta seletiva, poda arbórea, capinação, lixo coletado na cidade e entulhos de construção civil", reforçou o secretário cedrense. O primeiro Encontro de Capacitação dos Consórcios Públicos aconteceu em setembro

O município de Cedro já vem tomando diversas medidas por um meio ambiente sustentável, a exemplo da desativação do lixão local, que conta com os serviços da empresa DFL, contratada para realizar a coleta e transbordo do lixo produzido no município para o aterro sanitário de Senador Pompeu. A Prefeitura promove ainda campanhas educativas, projetos educacionais voltados para meio ambiente, e conta com a parceria das secretarias municipais no sentido de orientar a população sobre os cuidados com o meio ambiente.

EM TEMPO

Em maio deste ano, prefeitos e representantes dos municípios de Baixio, Cedro, Ipaumirim, Várzea Alegre, Granjeiro e Lavras da Mangabeira consolidaram o Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da região Sertão Centro-Sul.