09-NOV-2018

50 famílias do Santo Antônio são beneficiadas com ações do Projeto Prevenção em Família

Ação do Programa Mais Infância Ceará, o Projeto Prevenção em Família tem sido essencial ao desenvolvimento e o fortalecimento desses 50 núcleos familiares.

#AssistênciaSocial POR MACIEL 09 DE NOVEMBRO DE 2018

Foto: Marcos Rodrigues

Criado pela Secretaria Especial sobre Drogas do Estado (SPD), em parceria com a Prefeitura de Cedro, o Prevenção em Família proporciona aos pais e responsáveis uma melhor compreensão sobre a infância e suas particularidades, com o consequente fortalecimento dos vínculos familiares. Crianças de 0 a 5 anos e 11 meses de idade serão contempladas.

O Projeto está sendo executado pela Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras I II) e pelas psicólogas Thaynara Oliveira e Izabel Rejane, atendendo as 50 famílias na sede do CRAS I e II e na sede do próprio Distrito de Santo Antônio. Foram realizadas sete oficinas regulares e três de acompanhamento, com encontros semanais, entre os meses de agosto e novembro.

O prefeito Dr. Nilson Diniz salienta a necessidade de buscar iniciativas que possam dar suporte às famílias, no âmbito das políticas assistenciais implementadas. "Refiro-me, principalmente, ao desenvolvimento infanto-juvenil e ao fortalecimento dos vínculos familiares. Pudemos constatar também o interesse das pessoas com a temática da prevenção ao uso de álcool e de outras drogas".

A iniciativa será estendida a outras comunidades rurais que estejam dentro da área de territorialização do CRAS I e II. "É nosso objetivo ampliar as ações, começando pelos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com apoio nas políticas públicas focadas na família", reforça a secretária do Trabalho e Assistência Social, Luciana Vieira.

Para a psicóloga Thaynara Oliveira, a iniciativa reforça os cuidados com a infância e os vínculos familiares, com medidas capazes de melhorar a qualidade de vida dos envolvidos. "Foram meses de conquistas. Estamos preparados para ampliar estas medidas".

A SPD fica responsável pela capacitação de profissionais de Saúde, Educação e Assistência Social nos municípios, com abordagens na prevenção às drogas. Além disso, realiza o acompanhamento das atividades junto às famílias e a avaliação dos resultados alcançados.