29-OUT-2017

Dia Nacional do Livro é comemorado em Cedro com inúmeras atividades

#Cultura 29 DE OUTUBRO DE 2017
No calendário oficial, a data celebra anualmente, em 29 de outubro, uma das invenções mais conhecida no mundo. A Prefeitura preparou programação especial para o Dia Nacional do Livro, com ações por todo o sábado, 28/10, na Biblioteca Municipal Tio Acrísio e na Praça Antônio Marques.
Teve roda de conversas, peça teatral, contadores de histórias, leitura de cordel e apresentação dos alunos do projeto Toque de Vida (flauta e violão). Prefeito Dr. Nilson Diniz esteve acompanhado da primeira-dama Ana Clécia. Presença da secretária de Cultura Aparecida Evangelista, de representantes do IFCE Campus Cedro, servidores públicos, vereadores e população.
O gestor municipal enfatizou: divulgar a leitura como hábito saudável e prazeroso é uma ação demais importante. "O livro ainda é um grande parceiro de nossas crianças no dia-a-dia. É estímulo a um cidadão mais participativo e integrado às necessidades e anseios da sociedade. O livro nos transporta aos lugares percorridos por nossa livre imaginação".
A secretária de Cultura Aparecida Evangelista ressalta que a Biblioteca Municipal Tio Acrísio está aberta diariamente. Muitos estudante fazem l[á as suas pesquisas, buscam livros para leitura de final de semana. "Mesmo diante da tecnologia que ora vivenciamos, temos a adesão aos livros da biblioteca é muito boa, as aventuras proporcionadas pelos livros encantam".
Na avaliação da aposentada Francinete Bezerra, ações como essa são importantes por estimularem jovens e adolescentes ao hábito da leitura e, consequentemente, dar-lhes a oportunidade de vivenciarem um mundo mais saudável, distante das drogas. "É uma ação inovadora, estamos felizes com a gestão municipal por preocupa-se com o hábito da leitura".
Artes integ
radas
Alunos do curso de flauta e violão diariamente têm a oportunidade de crescimento através da leitura das notas musicais. O projeto Toque de Vida oportuniza a esses adolescentes a convivência com professores dedicados e, assim, poderem transformar suas vidas. Eles se apresentaram para os convidados da solenidade do Dia do Livro.
E o cordel? O cordel ainda está presente na vida dos brasileiros, dos cearenses, dos cedrenses. Ontem, o poeta popular Valmir Pereira encantou o público com textos que contam o dia-a-dia da população.
Uma turma de amigos da leitura aproveitou a oportunidade para tratar, com as crianças, dos cuidados com o meio ambiente e formas de economizar água e energia. Alunos de escolas municipais, fantasiados de personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo, levaram o público adulto a recordar que a cultura persiste nos dias atuais como forte traço que marca a existência de um povo.
Origem do Dia Nacional
do Livro
O Dia do Livro surgiu em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Livro, em 1810, pela Coroa Portuguesa. Na época, D. João VI trouxe para o Brasil milhares de peças da Real Biblioteca Portuguesa, formando o princípio da Biblioteca Nacional do Brasil (fundada em 29 de outubro de 1810).
Curso de auxiliar em
biblioteca
A Biblioteca José Luciano Pimentel, do IFCE Campus Cedro, em parceria com a Prefeitura (Secretaria Municipal de Cultura), está oferecendo um curso básico de formação em Auxiliar de Biblioteca. Ao todo, participam 30 pessoas. As aulas, iniciadas em 26 de agosto e com finalização prevista para dezembro, acontecem no Campus, aos sábados, quinzenalmente. "O livro realmente é importante, um transformador social. Comemorar seu Dia Nacional é lembrar que estamos atuando fortemente em nossa Biblioteca". O bibliotecário Leandro Castro, da José Luciano Pimentel, destaca que a parceria IFCE/Prefeitura contribui para a melhoria do nível de conhecimento da população.

Cedro se despede do secretário de Esporte Ellesson Barbosa

Personalidade pública respeitável, gestor sempre comprometido com as causas do município, em favor da elevação da qualidade de vida dos cedrenses, deixa saudade

Inscrição para Ciclo Sesc 2024 começa hoje

Ciclistas podem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, na sede da Secretaria de Esporte