NOTÍCIAS

10-ABR-2024

Idosos comemoram lançamento do "Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável". Só elogios!

Programa possibilita acesso às novas tecnologias, promove saúde, garante educação e atividades física e social para o público assistido

#Agenda 10 DE ABRIL DE 2024

. É a Prefeitura de Cedro, em parceria com o Governo Federal, garantindo acolhimento e inclusão, gerando mais qualidade de vida à pessoa idosa do município.

Lançado oficialmente na quarta-feira (10) no Salão Paroquial, os idosos participaram da solenidade de lançamento do Programa "Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável", comemorando bastante a iniciativa, que amplia as ações voltadas ao público da terceira idade e se soma às políticas públicas já existentes. A secretária de Assistência Social Luciana Vieira destacou a conquista, reforçando o esforço da pasta em estender os serviços direcionados à pessoa idosa. Na ocasião, ela deu esclarecimentos sobre como participar.

 

"Serão atendidos 120 idosos do nosso município, com a parcerias de outras secretarias. Trata-se de uma ação intersetorial, de cuidados com a saúde, de bem-estar, de inclusão social dos idosos. Envelhecer com Saúde fala também da inclusão digital: como ensinar os idosos a se comunicarem com o outro, a dialogarem, terem essa convivência social e comunitária tão fundamental para o desenvolvimento e longevidade", explica Luciana. A secretária reforçou a ideia de que o Programa vai melhorar ainda mais a capacidade de os idosos viverem mais e de forma saudável.

 

O Programa, iniciado em abril, tem a parceria do Instituto Federal e o apoio do Governo Federal e do prefeito Joãozinho de Titico, a quem Luciana Vieira agradece a participação, como também o envolvimento da secretária Norma Marques, da Saúde. "As inscrições permanecem abertas. Basta o idoso procurar o CRAS, o CREAS ou a Assistência Social, qualquer uma das nossas unidades, e se inscrever no Envelhecer Ativo e Saudável".

 

Norma Marques explica que a ação, além da inclusão digital, dará passo importante na política de saúde, com novos mecanismos de fortalecimento ao Sistema Único de Saúde (SUS). "É um Programa trazido pela Assistência Social e a gente, enquanto Saúde, está na parceria para levar ações e serviços de saúde (aferição de pressão, teste de glicemia, teste rápido), como também palestras, fortalecendo as políticas públicas de envelhecer saudável e ativamente. Tecnologia, saúde, social, cultura, esporte e educação, juntos, para uma população envelhecida ativa e saudável".

 

O presidente do Conselho Municipal do Idoso, Luiz Gonzaga, explica que os idosos terão a oportunidade de conhecer a tecnologia e se aprimorem nas ações cotidianas, para que não caiam em golpes. "O Conselho estará ativo, prestando esclarecimento. Destacamos a importância do envelhecer saudável com a inclusão deste público nas tecnologias, para que saibam quais os seus direitos; quanto mais souberem dos seus direitos, menos eles serão lesados. Esse programa de inclusão digital, em parceria com a Assistência Social e a Saúde, leva melhorias ao idoso no trato com o smartphone e caixas automáticos".


O Programa "Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável" foi instituído pelo Decreto nº 10.133, de 26 de novembro de 2019, e tem como público-alvo a pessoa idosa.

 

Comemorando o Programa

"Eu sou Maria Cecília, faço parte do CRAS 2, do grupo dos idosos. Estou alegre por ter um prefeito que ajuda a gente com passeios, com lazer. Estou muito feliz com a reunião de hoje aqui no salão paroquial. Aprender informática é muito bom. Obrigada, prefeito Joãozinho, obrigada, secretária Norma".

 

"Eu me chamo Josefa Neide, gostei demais do projeto que lançaram aqui para nós, idosos. Vamos aprender ainda mais. Fiquei muito feliz, teve um lanche muito gostoso. Na próxima reunião, meu esposo também virá".

 

"Sou Antônio de Almeida Campos. A manhã de hoje foi boa demais, foi maravilhosa".

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Hoje

Prazo para vacinação contra a Febre Aftosa termina dia 30 de abril

A declaração da vacinação deve ser realizada até o dia 15 de maio

#Agenda Há 3 dia(s)

Secretaria de Saúde faz balanço do mutirão das consultas no castramóvel em Cedro

Mais de 100 animais passaram por consultas e exames totalmente gratuitos

#Agenda Há 5 dia(s)

Prefeitura convoca fazedores de cultura para escuta pública sobre a Lei Aldir Blanc 2

Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) disponibilizará recursos financeiros durante 5 anos

#Agenda Há 5 dia(s)

Prefeito envia Projeto de Lei à Câmara para reajuste salarial de servidores municipais

Reposição da inflação é compromisso da gestão com os servidores cedrenses

#Agenda Há 5 dia(s)

Prefeitura disponibilizará ônibus para estudantes prestarem vestibular da UECE

O transporte partirá de Cedro no domingo (28/04), às 7h, saindo da Praça da Matriz

#Agenda Há 5 dia(s)

Programa "Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável" em Cedro inicia aula com idosos

As áreas de tecnologia, saúde, educação, além de atividades físicas e sociais serão o foco das ações

#Agenda Há 5 dia(s)

Castramóvel da Prefeitura de Cedro inicia atendimentos para cães e gatos

Ação do Projeto Proteção Animal promove 120 consultas e 60 castrações gratuitamente

#Agenda Há 10 dia(s)

Prefeitura inicia atendimento noturno na UBS Dr. Rubens Bezerra de Albuquerque

Cedrenses podem procurar atendimento no posto de saúde até às 21h, diariamente

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito