02-FEV-2024

Saúde de Cedro é nota 10 no terceiro quadrimestre do Programa Previne Brasil

A última nota do ano de 2023 reforça o compromisso da gestão cedrense e dos profissionais da saúde com o bem-estar da população. Quem avalia é o Ministério da Saúde

#Administração POR MACIEL BEZERRA 02 DE FEVEREIRO DE 2024

Foto: Arquivo Pessoal | Vivência Márcia

Saúde de qualidade para a população cedrense é algo que a Prefeitura de Cedro tem buscado alcançar de forma prioritária. Por isso, a gestão do prefeito Joãozinho de Titico se empenha em diversas ações e na valorização dos profissionais da saúde. Como resultado, o município atingiu novamente a nota máxima no índice do Programa Previne Brasil. O resultado foi divulgado pelo Ministério da Saúde na quarta-feira (31/01).

Para chegar até a nota são considerados diversos fatores, como: proporção de consultas pré-natal realizadas; proporção de exames para sífilis, HIV e atendimento odontológico para gestantes; proporção de mulheres com coleta de citopatológico (Papanicolau); proporção de crianças de um ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo B e Poliomielite inativada; proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre e proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

"A cada quadrimestre o Ministério da Saúde divulga a nota sobre os indicadores da atenção primária trabalhados nas unidades básicas de saúde; para a nossa alegria, continuamos com nota 10, que é a nota máxima", comemorou a secretária de Saúde, Norma Marques.

Norma cita que o resultado é reflexo das ações dos profissionais e da gestão municipal. "Temos acompanhamento das gestantes, exame citopatológico com o Consultório da Mulher, que aumentou de 17% para 50% o número das pacientes cedrenses examinadas, além de 100% da vacinação das crianças. Resultado da dedicação dos nossos profissionais que estão na ponta e também das ações da Secretaria de Saúde e da Prefeitura. Esse é um resultado muito bom. Lembro que no Previne Brasil quem dá a nota é o Ministério da Saúde".

Cedro recebe 5 mil doses de vacina contra Febre Aftosa

Ação do Governo do Estado, Aprece e Fetraece em parceria com a Prefeitura Municipal irá beneficiar criadores cedrenses

Cedro amplia vacinação contra gripe para todas as faixas etárias

Para se vacinar o cidadão deverá comparecer com documentos pessoais e cartão do SUS