23-JAN-2024

Astrônomos amadores promovem observação do céu na Praça Marco Zero

O ápice da observação será a lua cheia, que acontecerá no dia 25 de janeiro

#Agenda 23 DE JANEIRO DE 2024

"Não há, ó gente, ó não, luar como esse do sertão", cantou Luiz Gonzaga em uma de suas maravilhosas canções. Observar a lua e as estrelas no sertão sempre foi oportunidade de encanto, algo admirável. Em Cedro, a Prefeitura investiu no resgate histórico e cultural com a construção da Praça do Marco Zero, localizada no Alto João Cândido, uma localização privilegiada, onde é possível observar a beleza da cidade e do céu, esse "telhado infinito".

Foi por isso que os astrônomos amadores Gerson Fernandes e Herbert Freitas escolheram o local para a observação da lua, do planeta Júpiter e da estrela Sirius. O ápice da observação será a lua cheia, que acontecerá no dia 25.

A astronomia amadora tem grande importância na ciência, colaborando com descobertas recentes geradas por registros de astrônomos amadores que passam noites em observação. No final do ano passado, uma imagem chamou atenção dos nordestinos, devido a pedaços de lixo espacial que entraram na atmosfera e iluminaram o céu nordestino.

O biomédico cedrense Gerson Fernandes está de férias em Cedro e comenta como surgiu essa paixão pela astronomia. "Sou natural de Cedro e a paixão pela astronomia vem desde que eu era criança, com essa curiosidade de entender a natureza dos astros. Com o tempo tive a oportunidade de estudar e ter acesso a telescópio e comecei a investir neste hobby da astronomia amadora, que tem uma importância muito grande".

Gerson explica detalhes sobre a importância dos astrônomos amadores. "Existem profissionais da astronomia, normalmente físicos e os amadores que quase sempre são de outras áreas. A astronomia amadora é uma forma de despertar os jovens e crianças para a ciência, não só a astronomia romântica, mas também de conhecer e entender o que está sendo observado. Observar é só uma parte, entender é muito mais interessante".

Sobre o evento que clareou os céus do sertão, Gerson explica. "Muita gente ficou assustada e procurou a gente para entender o que é aquilo. Temos um alto nível de informação e tecnologia que está diretamente interligado ao uso de satélites e, às vezes, observamos a queda dos que não estão mais em uso, que são lixo. Por isso a ciência é importante, para que as pessoas fiquem informadas a respeito destes aspectos".

A praça do MARCO ZERO

O equipamento foi inaugurado em 2018 e fica no entorno da antiga residência do coronel João Cândido, conhecida como "a primeira casa de Cedro"; possui anfiteatro com capacidade para 500 pessoas, praça, tablado de madeira, mastro de 18 metros de altura, iluminação com 11 postes e refletores, além de um jardim com árvores nativas, gramíneas e arbustos.

#Agenda Hoje

Cedro recebe 5 mil doses de vacina contra Febre Aftosa

Ação do Governo do Estado, Aprece e Fetraece em parceria com a Prefeitura Municipal irá beneficiar criadores cedrenses

Cedro amplia vacinação contra gripe para todas as faixas etárias