NOTÍCIAS

29-DEZ-2023

Retrospectiva2023 - Balanço da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Ao se aproximar do fim de 2023, o município celebra avanços significativos na gestão ambiental e na distribuição de recursos hídricos, em grande parte

#RETROSPECTIVA2023 POR MACIEL BEZERRA 29 DE DEZEMBRO DE 2023

Em iniciativa de grata proatividade, a Prefeitura de Cedro planeja a construção de uma Central Municipal de Reciclagem (CMR), estabelecida no bairro Planalto dos Cadeiras (Cedro I). Este centro receberá materiais recicláveis da coleta seletiva e contará com infraestrutura moderna, incluindo obras de drenagem, instalações hidrossanitárias, elétricas, entre outras, contribuindo para a redução do volume de resíduos sólidos enviados ao aterro sanitário.

A Barragem do Catolé foi destaque em audiências na SOHIDRA, demonstrando o comprometimento da gestão municipal com a infraestrutura hídrica. A universalização do abastecimento de água tornou-se mais tangível, beneficiando comunidades como Recanto do Odilon e Recanto do Abel. A parceria entre a Prefeitura e o SISAR tem sido vital para essas conquistas.

Com o apoio do Programa Águas do Sertão e parcerias com entidades como a Coca-Cola, melhorias significativas no abastecimento de água foram realizadas, como as que aconteceram no distrito de Santo Antônio. O Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR) continua a desempenhar um papel crucial, capacitando profissionais e promovendo tecnologias modernas em diversas comunidades rurais. A Prefeitura realizou obras de abastecimento de água em diversas comunidades rurais. As obras beneficiaram centenas de famílias, em diferentes distritos.

Cedro tomou medidas preventivas, como a abertura controlada das comportas do Ubaldinho, visando à proteção das comunidades próximas ao Riacho São Miguel. Em um sinal positivo da natureza, o açude atingiu sua capacidade máxima em 2023, refletindo a eficiência das ações de gestão hídrica.

A Prefeitura promoveu diversas ações de educação ambiental ao longo do ano. A Semana do Meio Ambiente, realizada entre 5 e 9 de junho, contou com várias atividades, como plantio de mudas, palestras nas escolas, rodas de conversas e apresentação cultural, engajando a comunidade nas suas ações. O Programa Agente Jovem Ambiental formou 36 jovens, proporcionando-lhes conhecimento, formação e recursos para se tornarem defensores do meio ambiente em suas comunidades.

A operação CIDADE LIMPA tem sido uma iniciativa contínua, focada na limpeza urbana e na coleta eficaz de resíduos. A gestão municipal instalou placas alertando para a proibição de jogar lixo em ruas e avenidas; tais placas estão espalhadas por 50 pontos críticos da cidade, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente. Em reconhecimento ao Dia do Gari, a Prefeitura organizou um café da manhã especial para homenagear esses profissionais dedicados.


Cedro também conquistou o Indice de Qualidade do Meio Ambiente (IQM 2023), com a nota máxima 1.0

O Governo Municipal também lançou um serviço de atendimento via WhatsApp para receber denúncias de descarte irregular de resíduos. O número (88) 98120-3806 está disponível para toda a população, tendo promovido ações de conscientização sobre a vacinação antirrábica; a campanha de vacinação tem o objetivo de vacinar todos os cães e gatos com mais de 3 meses de idade.

As ações da Prefeitura de Cedro em prol do meio ambiente e dos recursos hídricos são importantes para garantir um futuro mais sustentável para o município. A gestão está comprometida em continuar investindo nessas áreas para melhorar a qualidade de vida da população, combinando crescimento econômico, sustentabilidade ambiental e bem-estar social.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 5 dia(s)

Prefeitura convoca fazedores de cultura para escuta pública sobre a Lei Aldir Blanc 2

Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) disponibilizará recursos financeiros durante 5 anos

#Agenda Há 5 dia(s)

Prefeito envia Projeto de Lei à Câmara para reajuste salarial de servidores municipais

Reposição da inflação é compromisso da gestão com os servidores cedrenses

#Agenda Há 5 dia(s)

Prefeitura disponibilizará ônibus para estudantes prestarem vestibular da UECE

O transporte partirá de Cedro no domingo (28/04), às 7h, saindo da Praça da Matriz

#Agenda Há 5 dia(s)

Programa "Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável" em Cedro inicia aula com idosos

As áreas de tecnologia, saúde, educação, além de atividades físicas e sociais serão o foco das ações

#Agenda Há 5 dia(s)

Castramóvel da Prefeitura de Cedro inicia atendimentos para cães e gatos

Ação do Projeto Proteção Animal promove 120 consultas e 60 castrações gratuitamente

#Agenda Há 10 dia(s)

Prefeitura inicia atendimento noturno na UBS Dr. Rubens Bezerra de Albuquerque

Cedrenses podem procurar atendimento no posto de saúde até às 21h, diariamente

#Segurança Há 10 dia(s)

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 12 dia(s)

Prefeito vai à comunidade Olho D´água do Canto e anuncia revitalização da barragem rompida devido às fortes chuvas

Durante a visita, gestor municipal informou que a Cagece foi acionada para restabelecer o abastecimento de água, e que seu compromisso é realizar o reparo da parede da represa

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito