30-NOV-2023

Delegados de Cedro participaram da 4ª Conferência Estadual de Cultura

Foram três dias decisivos para o futuro das políticas públicas do setor no Ceará. Município esteve presente tendo o reconhecimento da secretária Luísa Cela

#Agenda POR MACIEL BEZERRA 30 DE NOVEMBRO DE 2023

Foto: Marciel Bezerra

O tema "Democracia e exercício dos direitos culturais" movimentou a 4ª Conferência Estadual de Cultura, de 30 de novembro a 2 de dezembro no SESC-Iparana, em Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza). Na manhã de quinta-feira (30), delegados e delegadas setoriais atuaram coletivamente para a construção das políticas públicas para o setor cultural do porvir. Na abertura oficial do encontro, a secretária de Cultura do Ceará, Luísa Cela, reforçou a importância do evento, o papel dos atores envolvidos e a necessidade de consolidação do Sistema Nacional de Cultura.

"Queremos garantir o financiamento da cultura, atualizando esse pensamento na construção de estratégias. O que e como nós vamos fazer? Qual o papel da sociedade civil e dos conselhos? Qual o papel das gestões municipais, estadual e federal? Como construiremos essa instância de pactuação para que tenhamos três anos de consolidação do Sistema Nacional de Cultura, e que nas próximas décadas não haja ameaças de fragilização e destruição das políticas públicas de cultura e a sua institucionalidade? É o que iremos discutir na Conferência".

Como representante da Sociedade Civil, à secretária do Conselho Municipal de Cultura de Cedro, Eliane Morais, participou do Eixo 6, cuja temática foi "Direito às Artes e às Linguagens Digitais". Ela destaca a relevância do encontro para o fortalecimento e a resistência da cultura em âmbito local, estadual e no plano nacional. "Estamos aqui participando da 4ª Conferência Estadual, tratando de temas que também foram estudados na Conferência Municipal. Fizemos a nossa parte como delegados e representantes da cultura. Os que vão nos representar em Brasília, que façam jus à nossa voz e à nossa vez. A cultura está viva. Somos a resistência".

Representante do Poder Público, o Assessor Especial de Comunicação da Prefeitura de Cedro, Marciel Bezerra, participou do Eixo 3 - "Identidade, Patrimônio e Memória". Em conversa com a secretária de Cultura do Ceará Luísa Cela, ele apurou que uma das pautas defendida pelos participantes da 4ª Conferência garante o repasse de 80% dos recursos dos editais para o interior do Ceará e 20% para a capital. "Acabamos de aprovar essa distribuição, uma forma mais equânime de fazer o repasse. A decisão foi aplaudida por todos, veio forte". Luísa ressaltou a presença de quase 100% dos municípios no encontro, reunidos para discutir a pactuação dos investimentos para o próximo período. "Reconhecemos a riqueza que tem em Cedro, como em todos os municípios do Ceará".

Cedro, pela primeira, vez realizou a sua Conferência Municipal de Cultura, evento que contou com dezenas de participantes, reunidos no auditório do SENAC em setembro passado. À época, a secretária de Cultura Silvana Leite discursou na abertura, dizendo: "Nesse dia histórico para a cultura do município, agradeço a todos que participaram, ao prefeito Joãozinho de Titico por ter oferecido a condição de realizar uma festa tão linda. Essa foi a primeira Conferência Municipal, e vamos criar o Plano Municipal de Cultura. Já temos o Conselho, e agora também será produzido um documento para as Conferências Estadual e Nacional de Cultura".

As propostas do Ceará serão apresentadas na 4ª Conferência Nacional de Cultura, a ser realizada em março de 2024, em Brasília.

Cedro se despede do secretário de Esporte Ellesson Barbosa

Personalidade pública respeitável, gestor sempre comprometido com as causas do município, em favor da elevação da qualidade de vida dos cedrenses, deixa saudade

Inscrição para Ciclo Sesc 2024 começa hoje

Ciclistas podem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, na sede da Secretaria de Esporte