23-OUT-2023

Cedro realiza V Conferência Municipal de Educação

Ação serve de preparação para as Conferências Estadual e Nacional, que definirão as diretrizes, metas e estratégias para o período de 2024 a 2034 na educação brasileira

#Agenda POR MACIEL BEZERRA 23 DE OUTUBRO DE 2023

Foto: Marciel Bezerra

O planejamento correto de ações transforma a educação e, assim, a vida das pessoas. Por isso, a Prefeitura de Cedro realizou na segunda-feira (23/10) a V Conferência Municipal de Educação com a presença do prefeito Joãozinho de Titico, da vice-prefeita Ana Nilma, da secretária de Educação Regina Cavalcante, de gestores escolares, pais, estudantes e autoridades locais. Com o tema: "Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantir a educação como um direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável", foram discutidos 7 eixos ligados ao planejamento de ações para a próxima década.

A etapa municipal foi promovida por meio da Secretaria de Educação e do Conselho Municipal de Educação como ação preparatória para a Conferência Nacional, programada para o início de 2024. Além destas duas etapas haverá a discussão em âmbito estadual. Os resultados das Conferências incluirão não apenas o diagnóstico da situação educacional, mas também as diretrizes, metas e estratégias para a próxima década.

O prefeito Joãozinho de Titico ressalta a importância da Conferência Municipal de Educação. "Participando da Conferência Municipal de Educação para falar sobre o trabalho realizado pelos profissionais do magistério e que tem à frente a secretária de Educação Regina Cavalcante, a quem eu agradeço pelo empenho. Nesta Conferência trabalhamos e apresentamos propostas para avançar ainda mais na educação de Cedro, um projeto que tem mais de dez anos e que, por conta deste trabalho, tem avançado a passos largos na qualidade da nossa educação".

A secretária Regina falou sobre as metas do atual plano e do planejamento para a próxima década. "Nesse momento o objetivo é fazer a análise do Plano Nacional de Educação e do Plano Municipal de Educação, pois muitas metas foram prejudicadas no decorrer deste período, por conta de muitos problemas. Por isso, precisamos avaliar quais metas e objetivos foram atingidos, e também quais as necessidades e problemas que se encontram na educação atual, vislumbrando o próximo plano de 2024 a 2034 e contribuirmos com o novo em todos os seus 7 eixos".