19-OUT-2023

Ferroviário José Fernandes se emociona com homenagem da prefeitura de Cedro

Em 20 de outubro foi comemorado o Dia Municipal do Ferroviário com o oferecimento de um café da manhã na antiga Estação

#Agenda POR MACIEL BEZERRA 19 DE OUTUBRO DE 2023

Foto: Marcos Rodrigues

Lembranças de histórias e amizades sobre trilhos, bitolas, dormentes, locomotivas e vagões, todas estacionadas na estação da memória afetiva dos cedrenses que viveram os áureos dias da estrada de ferro. Com este sentimento, a Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Cultura, ofereceu na sexta-feira (20/10), na sede da Secretaria, um café da manhã especial em homenagem aos Ferroviários que colaboraram para o progresso do município. O encontro foi no prédio da antiga Estação de Trem de Cedro.

O ferroviário José Fernandes se emocionou com a homenagem e contou um pouco da história e da atuação das equipes de ferroviários de seu tempo. "Hoje, comemoramos mais um ano dessa festa, com uma homenagem merecida a essa classe que tanto trabalhou pelo progresso da nossa cidade e do nosso povo. Ele conta que quando entrou na empresa (antiga RVC - Rede de Viação Cearense) atuava em um trecho de 20 km. "Depois, Cedro ficou como sede do oitavo distrito e passou a cobrir de Aurora até Baixio, já entrando na Paraíba".

O ferroviário recorda que sua função era de conservador de via permanente, atuando na conservação da via, na troca de dormentes, troca de trilhos, limpeza de mato e roço, para que fosse realizado o transporte dos produtos pelos trens. "Muito feliz com a homenagem e emocionado com esse reconhecimento, sinto saudade daquele tempo. São muitas histórias e lembranças, mas também tem um pouco de tristeza pelo fim da ferrovia, que deixou saudade. Agora, porém, a gente tem uma esperança com a Transnordestina, que está sendo feita, muito bem estruturada, uma ferrovia que deverá durar muitos anos. Agradeço muito a prefeitura por essa homenagem".

Cedro se despede do secretário de Esporte Ellesson Barbosa

Personalidade pública respeitável, gestor sempre comprometido com as causas do município, em favor da elevação da qualidade de vida dos cedrenses, deixa saudade

Inscrição para Ciclo Sesc 2024 começa hoje

Ciclistas podem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, na sede da Secretaria de Esporte