06-SET-2023

7 de setembro: Desfile Cívico da Independência homenageará o povo nordestino

Estudantes das escolas cedrenses estarão na rua Senador João Tomé, a partir das 8h, participando da celebração à independência do Brasil

#Agenda 06 DE SETEMBRO DE 2023

O nordestino é antes de tudo um forte, e em reconhecimento a essa bravura, a Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria de Educação, apresentará o tema: "História do povo nordestino" por ocasião do desfile cívico de 7 de setembro. Toda população está convidada a participar da cerimônia do hasteamento das bandeiras, às 7h, e do desfile, às 8h

O tema foi lançado no dia 24 de março para ser trabalhado em todas as disciplinas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio do município, com a participação das escolas das redes municipal, estadual, federal e particular de ensino. Ao longo da semana, as escolas estão realizando a Semana Cívica, com foco na história do Brasil, Independência e no povo nordestino.

A secretária de Educação Regina Cavalcante fala sobre o tema e dá mais informações. "A comemoração da Independência faz parte da cultura do nosso município, e que interrompida pela pandemia, mas resgatada pela Secretaria Municipal de Educação com o objetivo de mostrar um pouco da história do povo nordestino e trabalhar com as crianças, adolescentes e jovens a importância das lutas e conquistas da nossa gente, dignificando o patriotismo e exaltando a ordem e o progresso que levamos em nossa bandeira. No 7 de setembro teremos o desfile cívico abordando a cultura nordestina, mostrando nossas raízes culturais e econômicas. Convidamos a população para participar do nosso desfile cívico na rua Senador João Toméàs 8h".

Sobre o tema

A região nordeste é constituída por nove estados - Maranhão, Piauí, Ceará, Rio do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. É a segunda mais populosa do território brasileiro. Com dinâmicas econômicas próprias, fortes e que atuam diretamente na composição da economia brasileira, dono de paisagens exuberantes, o Nordeste chama a atenção pelas suas praias e forte atividade turística. Hoje possui uma economia diversificada com bons setores primários, secundário e terciário.

A história da região inicia-se no ciclo da cana de açúcar, evoluindo para o cenário de apropriação econômica como atualmente se vê no agronegócio, pecuária, extensiva e extensiva. O Nordeste detém quase 60 milhões de habitantes, o que corresponde a um terço da população brasileira.

A cultura nordestina é bastante diversificada, resultado da miscigenação cultural que a região sofreu ao longo de sua história. Na dança notamos grande destaque para o forró, baião, xote e frevo. No caso específico do frevo de Pernambuco, temos ritmo bastante praticado nas festividades históricas e no carnaval.

Na culinária não se pode deixar de falar dos diversos sabores que o Nordeste tem, como paçoca de carne sol, baião de dois, acarajé, vatapá, caruru, caldeiradas, rapadura, canjica, bolo de fubá, buchada de bode, cuscuz, bolo de macaxeira, moqueca, tapioca, entre outros.

Nas artes, destaque para a literatura e a música. Os nomes transcendem territórios e culturas pelo mundo. São referências na literatura: Ariano Suassuna, Graciliano Ramos, Jorge Amado, Raquel de Queiroz, Augusto dos Anjos.  No cenário musical temos Caetano Veloso, Alceu Valença, Fagner, Zé Ramalho, Belchior, Elba Ramalho, Ivete Sangalo, Gilberto Gil, Daniela Mercury, Alcione, entre outros.

Cedro se despede do secretário de Esporte Ellesson Barbosa

Personalidade pública respeitável, gestor sempre comprometido com as causas do município, em favor da elevação da qualidade de vida dos cedrenses, deixa saudade

Inscrição para Ciclo Sesc 2024 começa hoje

Ciclistas podem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, na sede da Secretaria de Esporte