17-MAI-2023

Produtores culturais participam de encontro para falar sobre a Lei Paulo Gustavo

Cerca de 150 pessoas estiveram presentes à sede do Senac

#Agenda 17 DE MAIO DE 2023

Informar sobre o real sentido e quem pode ser beneficiado com os recursos da Lei Complementar nº 195/2022, conhecida como Lei Paulo Gustavo. Foi com esse o objetivo que cerca de 150 produtores culturais que participaram na quarta-feira (17/05), no auditório do SENAC, de encontro com representantes da Secretaria de Cultura.

A Lei Paulo Gustavo viabiliza o maior investimento direto no setor cultural da história do Brasil. São mais de R$ 3,8 bilhões (três bilhões oitocentos e sessenta e dois milhões de reais) para a execução de ações e projetos em todo o território nacional. Em Cedro, serão destinados R$ 253.706,37 (duzentos e cinquenta e três mil setecentos e seis reais e trinta e sete centavos) para vários segmentos da cultura local.

A secretária de Cultura Silvana Leite falou sobre a reunião e informou que novos encontros acontecerão. "Tivemos uma explicação muito bem feita, mas ainda existem dúvidas dos diversos segmentos que compõem a classe artística cedrense. Faremos novas reuniões para esclarecer todos os pontos desta lei, que é um incentivo para que a cultura possa reviver em nosso município e em todo o país. Agradeço a presença de todos os fazedores de cultura e ao prefeito Joãozinho pelo apoio".

Antônia Pereira, que realiza assessoria para execução da lei Paulo Gustavo em Cedro, falou sobre os próximos passos. "Apresentamos explicações sobre a Lei Paulo Gustavo, com grande participação das pessoas da cultura. Esclarecemos acerca da lei e dos trâmites que temos que seguir até a aprovação do plano de ação pelo Ministério da Cultura, distribuição do recurso e da publicação de editais para que esse recurso chegue aos fazedores de cultura".

A artesã Rosângela da comunidade Manoel Alexandre I esteve no encontro e destacou a alegria de participar desse momento. "Estou muito feliz de participar da palestra da Lei Paulo Gustavo, a gente vai se inscrever, eu e a minha equipe de artesanato. Só tenho gratidão por tudo."

Podem concorrer à verba da Lei Paulo Gustavo:

· Pessoas físicas;

· Empresas;

· Pessoas jurídicas sem fins lucrativos, como associações, fundações e organizações da sociedade civil.

Para receber a verba, é imprescindível que a pessoa física ou jurídica atue na área de cultura. Além disso, o projeto deve ser de uma das seguintes áreas:

Audiovisual

· Produções audiovisuais

· Reforma, restauro, manutenção e funcionamento de salas de cinema

· Capacitação, formação e qualificação em audiovisual

· Apoio a cineclubes

· Realização de festivais e mostras

· Realização de rodadas de negócios

· Memória, preservação, e digitalização de obras e acervos

· Apoio a observatórios, publicações especializadas, pesquisas sobre o audiovisual

· Desenvolvimento de cidades de locação

· Apoio a micro e pequenas empresas

· Serviços independentes de vídeo por demanda, cujo catálogo seja composto por ao menos 70% de produções nacionais

· Licenciamento de produções audiovisuais para a exibição em redes de televisão pública

· Distribuição de produções audiovisuais nacionais

Demais áreas culturais

· Apoio ao desenvolvimento de atividades de economia criativa e de economia solidária

· Apoio, de forma exclusiva ou em complemento a outras formas de financiamento, a agentes, iniciativas, cursos, produções ou a manifestações culturais

· Circulação de atividades artísticas e culturais já existentes

· Desenvolvimento de espaços artísticos e culturais, de microempreendedores individuais, de micro e pequenas empresas culturais, de cooperativas, de instituições e de organizações comunitárias que tiveram as atividades interrompidas devido às medidas de isolamento social para o enfrentamento da pandemia de Covid-19.

Cedro se despede do secretário de Esporte Ellesson Barbosa

Personalidade pública respeitável, gestor sempre comprometido com as causas do município, em favor da elevação da qualidade de vida dos cedrenses, deixa saudade

Inscrição para Ciclo Sesc 2024 começa hoje

Ciclistas podem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, na sede da Secretaria de Esporte