11-MAI-2023

Cedro sedia encontro de capacitação do Sistema Integrado de Saneamento Rural

Órgão atua em parceria com o poder público para levar água tratada e de qualidade para as comunidades

#Agenda 11 DE MAIO DE 2023

Levar conhecimento para melhorar a vida da população cearense é uma das atribuições do Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR). Como parte das ações nesse sentido, foi promovido na quinta-feira (11/05) encontro de capacitação para presidentes de associações e operadores de abastecimentos de água. O encontro reuniu representantes de Cedro, Lavras da Mangabeira, Aurora, Granjeiro e Baixio. O objetivo foi apresentar tecnologias e informações para capacitar as ações em campo junto às comunidades rurais.

Representando o prefeito Joãozinho de Titico, a vice-prefeita Ana Nilma falou sobre a importante parceria com o SISAR. "Nosso município investe muito nesta parceria, visando à melhor qualidade de vida das nossas famílias. Hoje, os presidentes de associações têm essa grande oportunidade de adquirir mais conhecimento por meio do treinamento que aproxima operadores e gestores. Sabemos da importância da água tratada. Gratidão ao amigo Celso de Bia, por essa exitosa parceria conosco e com o povo de Cedro".

O presidente do SISAR, Celso de Bia, falou sobre o evento e as parcerias. "Pela primeira vez, o SISAR está treinando presidentes e operadores no mesmo recinto, com material pedagógico bem trabalhado que contém a teoria e a prática de como tratar a água para termos acesso à água de qualidade. Cedro é referência porque a gestão municipal sempre é solícita e parceira nas demandas, assim como os órgãos governamentais Cagece, Cogerh, SEMA e SDA, que são parceiros no abastecimento da água rural".

Celso de Bia pontuou sobre a atuação do SISAR em parceria com o município. "Em Cedro temos um convênio com muitas obras, faltando apenas a comunidade de Lages, na Várzea da Conceição. Além disso, já conversei com o prefeito Joãozinho para que possamos dar um salto de qualidade e de quantidade também para o distrito de Candeias. Temos uma demanda deste distrito e temos o compromisso firmado para atender as comunidades com sistemas de abastecimento da água rural".

Com a palavra, as associações beneficiadas

"Somos filiados desde 2012, antes tínhamos outro sistema, mas o substituímos pelo do SISAR, que nos deu sustentabilidade e apoio com a água tratada. Hoje recebemos essa importantíssima capacitação para fortalecer o conhecimento dos presidentes e dos operadores, fortalecendo o sistema." - Antônio de Souza - presidente de Associação Comunitária no distrito Vale do São Miguel,

"Eu gosto de acompanhar as reuniões do SISAR, seja aqui ou em outra cidade como o Juazeiro. Eu sempre vou para me manter informado. O que está sendo passado hoje é aquilo que eu já atuo como operador e como presidente. Mas é sempre bom participar de treinamentos porque sempre aparecem coisas novas para aprender, por isso não quero perder nenhum detalhe e ficar bem informado."  Raimundo Duarte - presidente da Associação Comunitária da Morada Nova.

O que é SISAR?

O Sisar nasceu em 1996, em Sobral. Seu crescimento e atuação tornaram-se tão importantes para o estado, que a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) criou a Gerência de Saneamento Rural (Gesar), em 1999, para lidar com as pautas do sistema e demais assuntos relacionados com o saneamento básico na zona rural. O SISAR também foi um dos principais vetores de implementação do Projeto São José no interior do estado; seu sucesso fez com que, a partir de 2001, o modelo de gestão passasse a ser replicado em outras regiões do Ceará.

Cedro se despede do secretário de Esporte Ellesson Barbosa

Personalidade pública respeitável, gestor sempre comprometido com as causas do município, em favor da elevação da qualidade de vida dos cedrenses, deixa saudade

Inscrição para Ciclo Sesc 2024 começa hoje

Ciclistas podem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, na sede da Secretaria de Esporte