26-ABR-2022

Escolas realizam atividades de combate às Arboviroses

Alunos, professores e representantes da gestão trocaram conhecimentos, criaram conteúdos e falaram sobre prevenção e combate ao transmissor da dengue, zika e chikungunya

#Dengue POR MACIEL BEZERRA 26 DE ABRIL DE 2022

Foto: Marciel Bezerra

Mobilizar, por meio da educação, as crianças e os adolescentes cedrenses para que estejam atentos ao combate do mosquito Aedes aegypti. Com este objetivo as escolas da rede municipal desenvolveram diversas atividades entre os dias 26 e 28 de abril, com a realização de palestras, exposições, rodas de conversas e apresentações culturais.

A secretária de Educação Regina Cavalcante falou sobre a relevância da prevenção. "Ouvimos os depoimentos de duas pessoas que passaram pela doença, foi impactante. É muito importante que todos estejam atentos e passem para seus pais a importância da prevenção. Onde houver água parada, seja nos vasinhos de plantas e em pneus, derrame essa água para evitar que a doença se propague no nosso município".

O coordenador do Programa Saúde na Escola Francedilson Lima, recentemente acometido pela chikungunya, contou sua experiência. "Eu não conseguia mexer a perna, nem pisar o pé no chão. Tomem cuidado na casa de vocês, falem com seus pais para serem soldados na luta contra o mosquito. Olhem brinquedos no quintal, pneus, garrafas, tampinhas, lixo, qualquer coisa que acumule água e deixe sequinho. E jogue fora o lixo no dia da coleta".

O Agente de Combate às Endemias Késio Paulo reforça a importância de não deixar água acumulada. "Encontramos muitos focos nos tambores e potes descobertos. Mas agora temos tratamento de água com adutora e uma regularidade maior no fornecimento. Não precisa de tantas vasilhas guardando água; se precisar, mantenha todas elas cobertas evitar a transmissão. Conto com vocês para serem os guardas da Sucam sem bolsa".

Durante a sua exposição, Késsio também mostrou a diferença entre o Aedes e a Culex (muriçoca). "O Aedes é todo pretinho e nas perninhas tem uns risquinhos brancos. Ele normalmente ataca de manhã cedo. Enquanto a muriçoca voa para todos os lados, o mosquito da dengue voa quase 'pulando', e gosta de ferroar principalmente os pés".

Na primeira semana de maio, novas ações acontecerão nos equipamentos da Secretaria do Trabalho e Assistência Social e na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE-CEDRO).

Ações nas escolas

Na escola Estefânia da Silva, o Aedes aegypti foi tema de uma dramatização com dois estudantes sobre o combate ao mosquito. Já os estudantes das escolas Obi Viana Diniz e Arakém Sedrim de Aguiar criaram poesias.

A dengue é terrível e faz um mal danado

Não deixe água parada, você deve ter cuidado.

Dengue, Zika e Chikungunya, é preciso combater

Eles causam um mal terrível, não podemos esquecer.

Criança, jovem e adulto todos devemos lutar

Para que as arboviroses possamos eliminar.

(Isadora Lemos Melo, terceiro ano da escola de Aguiar)

Amigos e companheiros e toda a população.

Vou falar de um assunto que merece atenção.

O Aedes aegypti a sua prevenção:

Evitar água parada, limpar o seu quintal

Eliminar o mosquito, o transmissor principal

Descartar bem o seu lixo, uma ação essencial,

Promover o bem-estar sempre em ação.

(Calebe, Escola Obi Viana Diniz)

Com a palavra, as educadoras

Eliane Morais é professora na Escola Francisca de Jesus Cavalcanti e ressalta a importância de multiplicar o conhecimento em casa. "A gente tem que falar para o pai e para a mãe não deixarem aquele pneu ou aquela caixa d'água descoberta". Já a professora Vanja Batista, da Escola Obi Viana Diniz, conta sobre as atividades de sala de aula. "Na sala levamos conhecimento ao aluno e também recebemos dele lições preciosas, por trazerem de casa muitas informações úteis. A limpeza da casa e do quintal, a visita do agente de endemias, tudo isso é de fundamental importância. Trabalhamos isso no dia a dia".

Cedro recebe 5 mil doses de vacina contra Febre Aftosa

Ação do Governo do Estado, Aprece e Fetraece em parceria com a Prefeitura Municipal irá beneficiar criadores cedrenses

Cedro amplia vacinação contra gripe para todas as faixas etárias

Para se vacinar o cidadão deverá comparecer com documentos pessoais e cartão do SUS