05-ABR-2021

Prefeitura de Cedro inicia pagamento da contrapartida ao Governo Federal para o Garantia-safra 2020/2021

Estão sendo pagas ao Governo Federal seis parcelas de 10.166,00 nos meses de março a setembro deste ano.

#Agricultura POR MACIEL 05 DE ABRIL DE 2021

Foto: Marciel Bezerra

. O seguro é resultado da parceria entre governo federal, governo estadual, municípios e agricultores que aderem ao Programa.

A prefeitura de Cedro por meio da secretaria de agricultura, formalizou a adesão ao programa Garantia Safra 2020/2021. Para isso, foi necessário o pagamento ao Governo Federal no valor de R$ 60.966,00 (sessenta mil novecentos e sessenta e seis reais), divididos em seis parcelas. O primeiro pagamento aconteceu no último dia 18 do mês passado, conforme explica o prefeito Joãozinho de titico. "Esse é o nosso objetivo de informar à população sobre a importância da contrapartida da gestão municipal e assim apoiar aos agricultores que irão receber esse seguro", pontua.

O Secretário de agricultura, explica que para receber o benefício é importante o agricultor realizar a adesão e o pagamento de sua contrapartida. "Essa é a menor taxa a ser paga e para receber o benefício o agricultor deve constar com renda mensal de até um salário mínimo e meio e quando tiverem perdas de produção igual ou superior a 50% em Cedro", explica Manoel Bezerra.

O benefício é pago por meio de cartões eletrônicos (Cartão Cidadão ou Cartão Bolsa Família) disponibilizados pela Caixa Econômica Federal. O agricultor que já tem Cartão Cidadão deverá verificar se o número do NIS do seu cartão é o mesmo número do NIS apresentado no cadastro para que o pagamento seja disponibilizado. Caso o número do NIS seja diferente ou no cadastro do beneficiário não possua o número, o próprio agricultor pode fazer a atribuição manual desse número durante a consulta.

Edição 2019/2020

No município de Cedro 1.071 agricultores aderiram ao programa e estão recebendo o benefício em parcela única de R$ 850. Desta forma, estão sendo injetados R$ 910.350 na economia local.

Consulta on-line

Os agricultores familiares que têm direito ao Garantia-Safra poderão obter de forma on-line informações referentes ao cadastro, pagamento e bloqueios do benefício pelo Sistema de Gerenciamento do programa, informa a Secretaria de Política Agrícola (SPA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Acesse o link abaixo para acessar o Sistema de Gerenciamento do Garantia-Safra.