22-FEV-2021

Núcleo de Cidadania dos Adolescentes abre inscrições para ações de cidadania

As inscrições estão sendo realizadas de forma remota, pelo Facebook e Instagram

#AssistênciaSocial POR MACIEL 22 DE FEVEREIRO DE 2021

Foto: Arquivo NUCA 2019

A iniciativa é parte da metodologia do Selo Unicef, cujos resultados mostram que Cedro, ao adotá-lo como estratégia, melhorou mais que a média nacional em educação, saúde e proteção à criança e ao adolescente

A Prefeitura de Cedro, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social e do Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef), convida adolescentes de 12 a 18 anos a participarem do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca), o mais novo espaço de interação entre crianças e adolescentes no município. A iniciativa busca fomentar o diálogo e a troca de ideias em prol do fortalecimento da cidadania e do desenvolvimento do bem-estar do público assistido.

O Nuca de Cedro é um projeto desenvolvido pela articuladora do Selo Unicef local, Luciana Vieira, e executado pela mobilizadora de adolescentes Ana Paula Dias. Seu objetivo é garantir a inclusão dos jovens nos ambientes sociais, além de levar mais entretenimento a esse segmento, discutindo-se pautas importantes no dia a dia deles.

Para o prefeito Joãozinho de Titico, é importante que a juventude cedrense se organize em rede, discutindo questões de seu interesse, implementando ações que possibilitem suas revindicações chegarem à gestão pública municipal. "Iniciativa desse porte ajuda bastante na construção de políticas públicas que melhorem cada vez mais a qualidade de vida da população", pontua.

Facebook: https://www.facebook.com/nucacedroce

Instagram: https://www.instagram.com/nucacedro/

Nos últimos quatro anos, os adolescentes participaram de diversas atividades e metas para a conquista do selo Unicef (2017-2020), entre as quais estão (com data e ação):

Setembro de 2018

1º Fórum Comunitário do Selo Unicef discute plano de ação para crianças e adolescentes de Cedro.

Dezembro de 2018

Conferência Municipal em Cedro, com o tema "Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento da Violência".

Maio de 2019

Audiência Pública realizada pela Câmara Municipal para homenagear pessoas destacadas na área social.

Dezembro de 2020

- Cedro conquista Selo Unicef - edição 2017-2020.

- Estudantes de Cedro são contemplados com chips e celulares pela conquista do Selo Unicef 2017-2020.