18-DEZ-2020

Cedro recebe certificado pela qualidade do trabalho em prol da primeira infância

Certificação simbólica é consequência da execução do programa de boas práticas implementadas no município entre os anos de 2017 e 2020

#AssistênciaSocial POR MACIEL 18 DE DEZEMBRO DE 2020

Foto: Marcos Rodrigues

A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos e o Gabinete da Primeira-Dama do Governo do Ceará apresentaram na quarta-feira (16) o Seminário de Avaliação 2020 e o Planejamento 2021 do Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz. O encontro aconteceu de forma virtual e reuniu secretários, coordenadores, supervisores e visitadores, que envolveu os 184 municípios cearenses, objetivando a qualificação das ações para o próximo ano.

O prefeito Dr. Nilson Diniz recebeu a notícia durante a live que anunciava a certificação do Município com o Selo Unicef 2017-2020. "Ficamos felizes demais com essa certificação do Programa Primeira Infância do SUAS/Criança Feliz do Governo Federal, pelas boas práticas de nossa gestão durante a pandemia. Nossa maior riqueza é investir em pessoas, e o Primeira Infância de Cedro é Ouro", disse.

O Ceará realizou 3,39 milhões de visitas familiares, por meio do Programa. Nos últimos quatro anos, foram contempladas 87 mil famílias, beneficiando 106.875 pessoas, das quais 83.361 crianças e 23.244 gestantes. No Brasil, foram visitadas, neste ano, 478.735 famílias, com o acompanhamento de 463 mil crianças e 58.551 gestantes. Os números foram apresentados no Seminário de ontem.

Cedro entre as 100 melhores práticas

"Gostaria de parabenizar o empenho das equipes e dos visitadores do Mais Infância no SUAS - Criança Feliz, pelo desempenho do programa no Estado e no País, o que garantiu ao Ceará a conquista do Prêmio "Parentalidade: boas práticas de visitadores na pandemia", com 29 das 100 melhores técnicas de visitas domiciliares do Brasil", declarou a primeira-dama Onélia Santana, na abertura do encontro. A premiação foi concedida pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e a Fundação Bernard van Leer.

O Programa foi lançado em Cedro em 2017, com solenidade no Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (Senac). Na época, a secretária do Trabalho e Assistência Social, Luciana Vieira, ressaltou a importância de iniciativas como esta. "Compomos uma equipe preparada e treinada para trabalhar este Programa com visitas domiciliares, atendendo as gestantes, ajudando a tornar a primeira infância saudável", disse.

A rotina das 10 visitadoras

O trabalho delas começa cedinho, de casa em casa, envolvendo as crianças e suas famílias com ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos. O público-alvo do Programa são gestantes e crianças de 0 a 3 anos, bem como as portadoras de necessidades especiais até 6 anos, inseridas no Benefício de Prestação Continuada - BPC.

Com a pandemia...

Diversas ações foram implementadas em Cedro, entre elas a criação de vídeos e atividades remotas. As visitadoras do Programa, por ora sem atuação presencial, utilizam grupos no WhatsApp com conteúdos educacionais que contemplam orientações, brincadeiras, atividades lúdicas e vídeos, disponibilizados a cada semana para cerca de 300 famílias. Tem ainda a entrega de kits de higiene. "Também certificamos as famílias que atendem alguns requisitos, como forma de reconhecimento", explica Luciana Vieira.

O Programa Criança Feliz de Cedro é coordenado pela técnica Ana Paula e a Supervisora Nayane Dias.