11-DEZ-2020

Aluna da URCA apresenta Projeto sobre Educação e Pandemia em Cedro

#Educação POR MACIEL 11 DE DEZEMBRO DE 2020

Foto: Reprodução/estudante

A covid-19 assola o mundo, causando perplexidade e unindo mentes e corações à busca de soluções. Momento de o homem mergulhar em seu interior e refletir acerca de seu papel em humanidade.

Com o título de "Educação e Pandemia: A efetivação do direito à Educação", o Projeto I de Monografia da estudante Tereza Cristina, que cursa Direito na Universidade Regional do Cariri (URCA), foi apresentado à banca nesta última quarta-feira (9), partindo de experiência na E.M.E.I.F Leandro Alves Correia. O tema surgiu a partir de sua afinidade com a Educação, tão habilmente transposta por ela para a área jurídica.

"A adequação do Direito Constitucional (estudo das normas constitucionais) à Educação é oportuna. A pandemia é ineditismo temático, uma realidade vivenciada em Cedro, em qualquer parte, há alguns meses", explica a estudante, que também foi impulsionada pela mãe Hélis Cristina, professora da Leandro Alves Correia, para a escolha do tema. "Espero contribuir de alguma forma para a produção de conhecimentos sobre a realidade municipal".

Para o prefeito Dr. Nilson Diniz, é demais importante a discussão de temas relacionados à Educação e à pandemia. "Acredito que o projeto poderá auxiliar com novos conhecimentos, e assim possamos enriquecer o debate, inclusive realizando e concluindo ações demandadas pela estudante em sua pesquisa", explica.

Próximos passos

Para ampliar ainda mais esses conhecimentos, a jovem Tereza Cristina realizará pesquisa qualitativa, com amparo documental e bibliográfico, tudo baseado em questionários online dirigidos a docentes e discentes. "Vou avaliar essa amostra, objetivando discutir as informações coletadas, a fim de compreender o fenômeno pandêmico e seus reflexos no processo educacional do município", ressalta.

Desafios

Questionada sobre a pandemia, ela acredita que o presente momento tem trazido muitos desafios,e outros tantos serão ainda enfrentados. Adaptações estão acontecendo, como é o caso das aulas remotas e as dificuldades de acesso à conectividade e autonomia de alunos e familiares aos estudos. "Precisamos refletir e traçar estratégias para o futuro, como o ensino hibrido, caso seja implementado. Se elaborado com segurança, teremos dias melhores com o novo formato", discorre a estudante.

A apresentação do projeto de Tereza Cristina deu-se por meio da plataforma Google Meet, sob orientação da Prof. Ms. Elizabeth Rodrigues, tendo na banca o Prof. Ms. Fernando Castelo Branco.