01-DEZ-2020

Prefeitura de Cedro amplia acesso a exames de mamografia

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta segunda-feira (30) um novo cronograma para a realização do exame radiológico que avalia a condição das mamas.

#Saúde POR MACIEL 01 DE DEZEMBRO DE 2020

Foto: Marciel Bezerra

Serão realizados cerca de 600 exames com mulheres das zonas rural e urbana para rastreamento do câncer de mama. É o projeto "Amigo do peito". Confira dia e local da Unidade Móvel.

Os exames serão realizados na unidade móvel do projeto "Amigos do peito", instalada em frente ao Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (Senac), no Centro da cidade. O público feminino também receberá informações sobre a importância da realização do autocuidado. Educação, nesse sentido, salva vidas.

Diagnóstico precoce salva vidas

Em 2020, as equipes da Saúde da Família receberam orientação para expandir ainda mais o trabalha, tendo em vista o acesso do maior número possível de mulheres aos exames. "Essa é uma prioridade na minha gestão, estamos atentos à saúde das cedrenses. É preciso combater e vencer o câncer de mama". A detecção precose é a melhor forma de detectar a existência da doença. Se ela estiver instalada, o passo seguinte é iniciar o tratamento e a cura. "O CA de mama é o tipo que mais mata mulheres no Brasil. Por isso, repito: o diagnóstico precoce faz toda a diferença", finaliza.

A permanência da equipe de profissionais da unidade móvel do projeto "Amigos do peito" no município se faz necessária devido ao aumento da procura pelos exames. A Secretaria de Saúde Sayonara destaca o trabalho das Agentes Comunitárias de Saúde, cujas informações são determinantes para o início ou continuidade do tratamento. "Viabilizamos todas as condições de assistência às mulheres de Cedro, que estão cada vez mais atentas à prevenção", detalha.

Atenção!

A unidade móvel cumpre rígido protocolo de higienização, respeitando o distanciamento social e realizando a aferição de temperatura do público presente. As mulheres devem utilizar máscara e apresentar carteira de identidade e cartão do SUS. Antes, porém, deverão procurar o Agente Comunitário de Saúde (ACS) que faz o acompanhamento.

Dia 30 de novembro

PSF Centro (manhã)

PSF Ferroviários (tarde)

Dia 1º de dezembro