24-NOV-2020

Cedro é selecionado para a final do Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música 2020

Na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (24), a Fundação Nacional de Artes (Funarte) divulgou o resultado final do edital.

#Cultura POR MACIEL 24 DE NOVEMBRO DE 2020

Foto: Marcos Rodrigues|Arquivo

Cedro está entre os 37 municípios cearenses que receberão recursos financeiros, direcionados à banda de música Maestro José Pretinho. Mais uma conquista, para comemorar com muita música!

O Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música 2020 chega ao município por meio de um ícone da cultura cedrense - a Banda Municipal Maestro José Pretinho, que resiste ao tempo, levando ao público a música de raiz, formando plateia, descobrindo talentos, fazendo a alegria das pessoas em todos os tons. O objetivo do Prêmio é distribuir gratuitamente até cinco instrumentos de sopro para 158 bandas de música em âmbito nacional, totalizando 790 instrumentos.

Desde que assumiu a Prefeitura de Cedro, em 2013, o prefeito Dr. Nilson Diniz tem sido um entusiasta da Banda, no sentido de manter ativo um patrimônio da cultura cearense. "Os músicos são cedrenses e, rotineiramente, tem uma agenda concorrida. O apoio da Funarte é essencial para a ampliação ou a reposição do instrumental do grupo, que temos a grata satisfação de apoiar", pontua.

Em 2018, os 34 componentes da Banda receberam novos instrumentos, além de kit com uniforme - camisa, calça, saia e boina tipo militar. Entre as apresentações locais de destaque estão a tradicional Festa do Padroeiro (mês de junho), o desfile de Sete de Setembro, a Festa do Município (dia 21 de outubro), além doutros eventos e homenagens em que o grupo é chamado a intervir com seu talento.

A secretária de Cultura Thatyana Kayrone ressalta que o projeto de Cedro junto à Funarte foi analisado, considerando os parâmetros do seu histórico e da vivência de participação dos seus membros no campo da música. "Nossa banda tem serviço prestado, tem brilho. Esse é mais um projeto que beneficia os músicos e a nossa população. A Banda leva alegria e resgata a tradição das bandas de música do interior", revela.

Histórico

A Banda de Música Maestro Zé Pretinho é Patrimônio Cultural da Sociedade Cedrense. Criada em 09 de junho de 1990, conforme a Lei de nº 013/90, conta com a notoriedade de suas belas apresentações, marcando momentos épicos que estão guardados na memória do público, que sempre prestigia os seus espetáculos.

Confira o resultado da seleção dessa incrível banda aqui:

Secretaria de Saúde faz balanço do mutirão das consultas no castramóvel em Cedro

Mais de 100 animais passaram por consultas e exames totalmente gratuitos

Prefeitura convoca fazedores de cultura para escuta pública sobre a Lei Aldir Blanc 2

Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) disponibilizará recursos financeiros durante 5 anos

Prefeito envia Projeto de Lei à Câmara para reajuste salarial de servidores municipais

Reposição da inflação é compromisso da gestão com os servidores cedrenses

Prefeitura disponibilizará ônibus para estudantes prestarem vestibular da UECE

O transporte partirá de Cedro no domingo (28/04), às 7h, saindo da Praça da Matriz

Programa "Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável" em Cedro inicia aula com idosos

As áreas de tecnologia, saúde, educação, além de atividades físicas e sociais serão o foco das ações

Castramóvel da Prefeitura de Cedro inicia atendimentos para cães e gatos