11-DEZ-2019

Estudantes cedrenses lançam livros e participam de noite de autógrafos

Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco será palco de um momento histórico para cerca de 100 alunos da escola municipal Estefânia da Silva

#Festa POR MACIEL 11 DE DEZEMBRO DE 2019

Foto: Marciel Bezerra

A leitura e a escrita podem transformar positivamente vidas. Pensando nisso, a prefeitura de Cedro, construiu parceria com a editora Estante Mágica para que 100 alunos do 1º ao 5º ano da escola municipal Estefânia da Silva escrevessem livros. Família, natureza e contos de fadas, estão entre os temas apresentados pelos jovens escritores.

O lançamento acontecerá na sexta-feira (13), a partir das 18h, em noite de autógrafos que contará com a presença do Prefeito, Dr. Nilson Diniz; Vice, Joãozinho de Titico; Secretária de Educação, Tereza Bezerra; vereadores; professores; estudantes e familiares.

"Nós conseguimos parceria com a editora para que cada criança publique o seu próprio livro, incentivando a leitura, a escrita, a criatividade, a imaginação, tornando o aluno protagonista de sua obra. Este lançamento é parte das comemorações do centenário da cidade de Cedro, que acontece no próximo ano", ressalta o prefeito, Dr. Nilson Diniz.

A Secretária de Educação, Tereza Bezerra, ressalta a importância do estimulo a leitura e escrita para estes autores mirins. "Para nós, o desenvolvimento destes alunos, de forma humana, dinâmica e responsável, despertará o interesse pelo mundo da leitura formando seres humanos melhores e os pais irão se emocionar com cada história escrita por eles, muitos são homenagens nos textos, será um momento mágico".

História da cidade

Entre os livros que serão lançados destacamos "A história do Cedrim de Açúcar Contada de Forma Diferente", da professora do 4º ano, Lúcia Barros. A publicação conta sobre a chegada do fundador da cidade, João Cândido, a passagem de Padre Cicero por nossa terra, em meados do ano de 1900, histórias da ferrovia e outras passagens importantes ocorridas na história do município.

O livro faz homenagem a três importantes figuras cedrenses, o primeiro prefeito, Gabriel Diniz; o ex-prefeito, Dr. Obi Diniz e o atual prefeito, Dr. Nilson Diniz. "Como a cidade está nas vésperas de completar 100 anos, é uma história que não foi inventada, passa de pai para filho e para neto, pois os três são responsáveis por fazer nossa cidade ser uma terra de mil encantos", enfatiza a professora Lúcia Barros.

O livro conta com desenhos da primeira casa, árvores de Cedro, do trem, moradores na estação ferroviária, escudo, bandeira, açude Ubaldinho, Centro de Educação Infantil Maria Marilene Alves Diniz, Marco Zero e Praça Rubens Bezerra de Albuquerque. "Nossa escola tem trabalhado a leitura de uma forma diferente, estamos atentas as comemorações do centenário e esta é uma ação que atinge não só as crianças, mas também suas famílias", ressalta a diretora Socorro Andrade.

A Editora

A Estante Mágica é uma plataforma educacional gratuita que, em parceria com escolas, transforma alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I em autores dos próprios livros. Nesse processo criativo, o estudante desenvolve múltiplas habilidades sócio emocionais, como autoconfiança e curiosidade, que o preparam para encarar os desafios do século 21 e transformar a sociedade.

Cedro recebe 5 mil doses de vacina contra Febre Aftosa

Ação do Governo do Estado, Aprece e Fetraece em parceria com a Prefeitura Municipal irá beneficiar criadores cedrenses

Cedro amplia vacinação contra gripe para todas as faixas etárias

Para se vacinar o cidadão deverá comparecer com documentos pessoais e cartão do SUS