26-NOV-2019

Cedro debate e reforça ações de prevenção ao suicídio

Na última segunda-feira (26), a palestra sobre o projeto Vidas Preservadas com o promotor de Justiça Hugo Mendonça, coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude (Caopij).

#AssistênciaSocial POR MACIEL 26 DE NOVEMBRO DE 2019

Foto: Marciel Bezerra

Na última segunda-feira (26), a palestra sobre o projeto Vidas Preservadas com o promotor de Justiça Hugo Mendonça, coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Juventude (Caopij), foi acompanhada do lançamento do Programa Municipal de Prevenção ao Suicídio.

A solenidade, no Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (Senac), contou com a presença do prefeito Dr. Nilson Diniz, do vice Joãozinho de Titico, dos secretários de Saúde, Plácido Basílio, de Educação, Tereza Bezerra, e representante da sociedade civil.

Em pronunciamento, o gestor municipal explicou que o fato de o Estado do Ceará ter alto índice de casos de suicídio torna necessário organizar a sociedade para que se possa identificar as pessoas carentes de apoio. "Aí entra o setor público com todo o aparato de atenção e cuidados, com o envolvimento das secretarias municipais, igrejas, conselhos, associações, profissionais de Saúde, da Educação e outros setores da sociedade", destaca o Prefeito de Cedro. "Essa corrente de apoio é fundamental na identificação de quem necessite de apoio e, assim, providenciar-se o encaminhamento ao serviço de saúde".

Por ano, quase 800 mil pessoas em todo o mundo cometem suicídio, que é a segunda maior causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos de idade. Os números foram divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no planeta. De acordo com o organismo internacional, todos os países, sejam eles ricos ou pobres, registram casos de suicídio.

No Nordeste do Brasil houve um aumento de 51,7% dos casos de suicídio, segundo o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde - DATASUS. No Ceará, nos últimos cinco anos, aproximadamente 3 mil pessoas tiraram sua própria vida, fazendo com que o Estado ocupasse o quinto lugar no ranking nacional, de 2011 a 2015. Referindo-se à população até os 30 anos de idade, o Ceará já aparece como segundo Estado com maior número de casos.

Joãozinho de Titico ressaltou a parceria entre Prefeitura e Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), com foco na saúde de qualidade da população. "Participamos da palestra e agora temos a real dimensão da problemática. Sabemos dos índices elevados no Ceará e na região Nordeste. Precisamos levar a mão amiga a essas pessoas que precisam de apoio".

Uma política local

Está lançado um Programa Municipal de Prevenção ao Suicídio. As ações têm a garantia da intersetorialidade e o apoio de toda sociedade civil. A secretária do Trabalho e Assistência Social Luciana Vieira conta que o projeto é referência pelas ações já desenvolvidas. "É fruto de ampla discussão. A palestra foi proveitosa, contribuiu para a perspectiva de trabalhar a percepção do público que está vivenciando o fato, seja na escola ou no posto de saúde". Destaca que o grupo local é formado com profissionais do CREAS e direcionado a atuar em conjunto com a Saúde. "Assim, podemos fazer um planejamento mais adequado no âmbito da política de prevenção ao suicídio, cujos casos são crescentes. "Vamos mobilizar a sociedade por meio de campanhas, com rodas de conversas, encontros, palestras e medidas educativas".

O promotor Hugo Mendonça, representando o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), apresentou dados estatísticos sobre casos e avaliou o encontro como positivo pela mobilização realizada no município. "Vimos o auditório lotado de formadores de opiniões, em diferentes áreas. Cedro se tornará ainda mais um município protetor das pessoas", avalia.

Mais de 700 alunos participam da aplicação da prova da OBA

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica conta com avaliações realizadas em todo o Brasil

Cedro recebe Semana do MEI entre os dias 20 e 24 de maio

Evento presencial e noturno está com inscrições gratuitas e as vagas são limitadas