NOTÍCIAS

10-MAR-2018

Mulheres cedrenses recebem homenagens e serviços de beleza pelo Dia Internacional da Mulher

Celebração na cidade aconteceu dois dias antes da data oficial comemorada no mundo todo.

#Mulher 10 DE MARÇO DE 2018
Palestras, apresentações culturais, cuidados com a saúde e beleza marcaram o Dia Internacional da Mulher em Cedro. A data, celebrada anualmente no dia 8 de março, foi antecipada na cidade pela Prefeitura. Nos dias 06 e 07, no auditório do Centro de Educação Profissional Ivens Dias Branco (Senac/Ce), a programação foi totalmente voltada à elas que fazem a diferença no município. Durante os dois dias as cedrenses tiveram a oportunidade de refletir sobre a data e conversar sobre os avanços que a categoria já conquistou na sociedade.



O prefeito Dr. Nilson Diniz fez questão de prestigiar o evento e parabenizar a todas pela ampliação do protagonismo no desenvolvimento do município, "O dia delas é todo dia, mas hoje é especial para lembrar a força moral, o trabalho incessante e a representação que cada uma tem na construção de uma vida melhor para todos, seja através do poder executivo, legislativo, comercial, ou em todos os níveis. Ficamos orgulhosos em prestigiar elas que fazem parte do progresso local", declara.



Entre os assuntos discutidos na roda de conversa, um que não pode ficar em silêncio: a violência doméstica. O delegado Dr. Caio Tomanizi abordou os principais mecanismos para que denúncias sejam realizadas. "Um evento como esse é rico em esclarecimento para destacar os direitos da mulher e também como forma de encorajamento caso alguma delas estejam passando por situação de conflito", assegura. Dra. Monique Teixeira avaliou o debate como positivo. "A conscientização sem dúvida é o melhor caminho e poder falar de liberdade, com certeza trará resultados importantes para elas", avalia.



A saúde foi tema com prioridade no evento. Uma palestra ministrada pela enfermeira Dra. Vivência Marcia, falou sobre as principais doenças da mulher, quais os métodos de prevenção para uma vida com qualidade e os serviços que Cedro dispõe para elas.



Quem aproveitou os dois dias de comemoração, se sentiu valorizada pela gestão municipal. "É sempre bom poder participar de eventos como esse que demonstram preocupação e cuidado. Somos tratadas como rainhas e isso eleva nossa autoestima. Minha mensagem é que não só neste dia, mas em todos os outros a gente possa ter paz, carinho e compreensão, pois estamos numa época difícil e acredito que só o amor pode mudar tudo", observa a dona de casa, Gertudes Silva.



Outras homenagens ficaram por conta de peças teatrais e apresentação de dança

Organizadas por membros dos grupos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS I e II), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Cadastro Único (CADúnico) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).



Para a secretária do Trabalho e Assistência Social, os dias foram marcantes para as mulheres que estiveram presentes ali. "É um compromisso que essa gestão tem. De lutar ainda mais por politicas publicas que envolvam as mulheres cedrenses", afirma Luciana Vieira.



Café da manhã

Mesmo com celebração dois dias antes, o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), realizou um café da manhã na própria data (08/3) com os pacientes e familiares. O encontrou contou com a participação da secretaria de saúde, Sayonara Moura, médicos e profissionais. "Uma das missões do Caps é de sempre cuidar dos pacientes com todo carinho e incluir eles em diversas atividades comemorativas que aconteçam na cidade. Neste dia especial, fizemos questão de mostrar a cada um deles, a luta da mulher por um espaço na sociedade", justifica.



Exposição no IFCE-Campus Cedro

Os alunos realizaram uma exposição com o tema: "Dia de toda uma luta, uma luta de todos os dias" em homenagem ao dia da mulher. São quatro painéis que abordam a violência contra a mulher, a mulher no mercado de trabalho, o empoderamento feminino e as mulheres que fizeram história.



No espaço, é possível ler revistas não profissionais com homenagem a elas. O material foi todo produzido por estudantes do primeiro semestre dos cursos técnicos de Eletrotécnica e de Informática. A exposição é aberta ao público e gratuita. Ela fica disponível do dia 12 ao dia 16 deste mês dedicado a elas.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Segurança Há 1 dia(s)

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 3 dia(s)

Prefeitura intensifica ações para vacinação do rebanho bovino e bubalino contra febre aftosa

Ausência de vacinação impede comercialização de rebanho para outros estados da federação

#Agenda Há 3 dia(s)

Base CPRaio de Cedro será no antigo Hotel Municipal

A interiorização do Raio ocorre de forma conjunta à expansão do Sistema de Videomonitoramento, que permite uma atuação especializada de combate à criminalidade

#Agenda Há 3 dia(s)

Experiências de Cedro são apresentadas na Mostra "Ceará, aqui tem SUS"

Projetos Mais Saúde Perto do Coração, Uso do Aplicativo “Aedes em Foco” e Núcleo Municipal de Educação Permanente são destaques no estado

#Agenda Há 4 dia(s)

Secretaria de Infraestrutura atua em locais danificados pelas fortes chuvas, levando apoio e serviços

Diversas equipes e equipamentos foram disponibilizados para atender as comunidades

#Agenda Há 4 dia(s)

Prefeitura de Cedro lança amanhã Campanha contra a Febre Aftosa, por um rebanho livre da doença

Lançamento, nesta quarta-feira, dia 17 de abril, às 8 horas, acontece na fazenda Exu, no distrito Vale do Machado

#Agenda Há 5 dia(s)

Iniciada entrega do Vale Gás Social em Cedro

Beneficiários que não resgataram os tíquetes devem verificar seu nome na lista e comparecer a Secretaria de Assistência Social

#Agenda Há 5 dia(s)

Conviventes do CRAS I e II participam do projeto "Caminhos Digitais"

Programa pretende realizar a inclusão digital de idosos, além de fomentar a prática de atividades físicas

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito