NOTÍCIAS

12-JAN-2018

Nível do açude Ubaldinho chega a 20%. Prefeitura intensificará ações educativas

#MeioAmbiente 12 DE JANEIRO DE 2018
Localizado no Distrito de São Miguel, o volume de água do reservatório, responsável pelo abastecimento de água do município de Cedro, é considerado crítico. De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará - (COGERH), órgão responsável pela administração do açude, o volume atingiu 20% neste sábado (13/01). O Ubaldinho tem capacidade para acumular 31,80 milhões de metros cúbicos de água.



Relembrando

Em 2016, o governador Camilo Santana entregou uma das mais importantes obras hídricas do município - a adutora, com investimentos da R$ 6.202.873,75, recursos do Tesouro Estadual. O canal tem extensão de 22 km e transfere água do açude para o sistema de tratamento da Cagece. O Prefeito Dr. Nilson Diniz relembra a luta pela concretização deste antigo sonho da população. "Estivemos por diversas vezes dialogando com o governador para destacar a importância da obra que veio para amenizas a escassez de água. Fomos ouvidos".



Última sangria

Foi em março de 2012, época em que agricultores, turistas e população comemoram bastante. Quem quiser conferir, acesse a página da rede social facebook mantida pelo jovem Célio Bezerra. Ele relata o cotidiano do açude e a preocupação de todos com a seca. "A página é para levarmos aos cedrenses residentes em outros estados a beleza do município". Ele explica que diariamente as pessoas buscam informações sobre nível do açude. "Dizemos qual a situação e também alertamos para a necessidade de racionar água".



Ações educativas

A secretaria de Meio Ambiente mapeará o racionamento de água em residências, comércio e setores públicos. A campanha "Água: use com responsabilidade" tem por objetivo evitar o desperdício e estimular a utilização racional nesta época do ano. O secretário Elleson Barbosa esclarece que a campanha tem caráter educativo. "Divulgaremos mensagens nos meios de comunicação da cidade (jornais, blogs, emissoras de rádio), além da publicação de textos institucionais no site e fan page da Prefeitura". O Comitê Municipal de Enfrentamento às Arboviroses é parceiro da campanha, ao lado de órgãos municipais, estaduais, federal e população em geral.



Chuvas

Para melhorar o ânimo e as esperanças dos agricultores, as chuvas começaram a cair no município, fator determinante para o início do plantio. O senhor Francisco Luiz comemora; sua experiência indica que haverá colheita, ele está otimista. "Os sinais da natureza demonstram isso". De acordo com boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), já choveu no município de Cedro, somente neste início de ano, 27,8mm. Os dados oficiais sobre a quadra chuvosa serão lançados nos próximos dias.



Previsões

A FUNCEME prevê para este domingo, 14 de janeiro, nebulosidade variável com chuvas em todo o estado ao longo do dia. Já na segunda-feira (15/1), haverá nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea e centro-sul. Nas demais áreas, céu parcialmente nublado.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 1 dia(s)

Prefeitura inicia agendamento para atendimento do Caminhão Amigo do Peito

Ao todo, serão 160 mamografias, divididas entre os dias 03 e 04 de abril, para mulheres de 40 a 75 anos

#Agenda Há 4 dia(s)

Prefeitura realiza melhorias na infraestrutura da zona rural

Comunidades do Distrito de Santo Antônio receberam obras importantes

#Agenda Há 4 dia(s)

Iniciadas inscrições para a fase municipal dos Jogos Escolares do Ceará 2024

Professores têm até 22 de março para realizar a inscrição na sede da Secretaria de Esportes. Competição acontecerá durante a primeira quinzena de abril

#Agenda Há 4 dia(s)

Estudantes da Escola Leandro Alves Correia se preparam para concurso de Matemática

A prova será aplicada em 21 de março, com a participação de estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental

#Agenda Há 6 dia(s)

Prefeitura pede colaboração da população para manter a cidade limpa

Limpeza é fundamental para evitar proliferação do mosquito Aedes aegypti

#Agenda Há 7 dia(s)

UBS Assunção realiza ações educativas para a saúde bucal

Importância do cuidado com a boca, higienização e alimentação adequadas são temas levados para a população

#Agenda Há 8 dia(s)

Cedro inicia Campanha da Vacinação contra Gripe

Postos de saúde da sede e da zona rural já estão vacinando

#Agenda Há 8 dia(s)

Governo Federal realiza distribuição gratuita de absorventes. Cedro está contemplado

Cada beneficiada receberá 40 absorventes para uso em dois ciclos menstruais

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito