NOTÍCIAS

04-JAN-2018

Agricultores rurais de Cedro participam de encontro sobre programas da Agricultura Familiar

Produtores locais têm a oportunidade de melhorar o rendimento por meio de capacitação em cursos oferecidos pela gestão municipal.

#Agricultura 04 DE JANEIRO DE 2018

Foto: Marcos Rodrigues

A prefeitura de Cedro começou o ano de 2018 conversando sobre dias melhores com trabalhadores da área rural. Cerca de 50 agricultores participaram na manhã da última quarta-feira (03/01) de reunião que debateu a implantação de produtos da agricultura familiar na merenda escolar do município. O encontro, no Centro Social Urbano, foi liderado pela secretária de Educação, Esmeraldina Bezerra, e pelo secretário de Agricultura, Manoel Bezerra. Também presentes o gerente do Escritório da Ematerce local, José André, o representante do Sebrae, Tales Teixeira, os vereadores Gilberto Barbosa e Juceza Teixeira e população em geral.



Para o prefeito Dr. Nilson Diniz, que desde a gestão passada está em constante diálogo com os agricultores, a capacitação aprimora os potenciais da gente trabalhadora da zona rural. "Os cursos têm impacto na melhoria da produção, fortalecem ainda mais a parceria do governo com os produtores. É oportunidade de gerar novos empregos, de incluir os produtores na comercialização de alimentos para as escolas municipais", discorre o gestor. Segundo afirma, a conversa incentiva as famílias, mostrando a capacidade que têm".



Todos os anos, reuniões como essa são realizadas para mobilizar os agricultores cedrenses. A intenção é incentivá-los a produzir. Com a produção e a venda, eles contribuem com o município por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, que oferece ainda ações de educação alimentar e nutricional aos estudantes de todas as etapas da educação básica pública.



Segundo a secretária de Educação, a parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e a Ematerce tem por objetivo de mostrar aos agricultores locais a importância do que eles produzem. "São itens produzidos pelos pais são consumidos por seus próprios filhos. Isso gera uma relação de união e valor ao que está sendo adquirido por nossa gestão", reforça Esmeraldina Bezerra.



Atualmente os alimentos comprados pelo governo municipal são: frango, peixe, ovo de codorna, mel, mamão, bananas, goiaba, polpa de frutas, bolo, tapioca, doce e pão.



E esses produtos não têm ficado só em Cedro. Tem gente expandido os negócios. É o caso do Sr. Denísio Oliveira, produtor de ovos de codorna no sítio Caiana. O que era vendido apenas em Cedro, agora é exportado para demais regiões do Ceará e até para a Argentina. "Essa reunião é importante para mostrar que produzimos alimentos de qualidade. Graças à gestão municipal somos incentivados a permanecer na zona rural. A grande vantagem do programa é o governo comprar os produtos da merenda escolar direto do agricultor, o que valoriza o preço, evitando atravessadores", explica.



Para Manoel Bezerra, o PNAE e o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) colaboram com a erradicação da fome e da pobreza no Brasil, além de fortalecer a agricultura familiar local, agregando-lhe valor. "Ações como essas, incentivadas pela prefeitura de Cedro, têm a finalidade de promover o acesso a uma alimentação de qualidade e incentivar a agricultura familiar. Dessa forma, podemos gerar renda para quem produz e ofertar produtos de qualidade a quem consome", ressalta o secretário de Agricultura.



Na avaliação dos agricultores, o que se vê é o cuidado do governo do Dr. Nilson com a melhoria de vida do seu povo. A produtora de doces e bolos Raquel Rafael reconhece que a reunião desta quarta-feira contribuiu e muito para aumentar a produtividade e melhorar cada vez mais a renda familiar de todos. "O encontro nos ajuda a vender mais. A prefeitura já compra nossos alimentos em grande quantidade, e ainda oferece cursos que nos capacita".

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Segurança Hoje

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 2 dia(s)

Prefeitura intensifica ações para vacinação do rebanho bovino e bubalino contra febre aftosa

Ausência de vacinação impede comercialização de rebanho para outros estados da federação

#Agenda Há 2 dia(s)

Base CPRaio de Cedro será no antigo Hotel Municipal

A interiorização do Raio ocorre de forma conjunta à expansão do Sistema de Videomonitoramento, que permite uma atuação especializada de combate à criminalidade

#Agenda Há 2 dia(s)

Experiências de Cedro são apresentadas na Mostra "Ceará, aqui tem SUS"

Projetos Mais Saúde Perto do Coração, Uso do Aplicativo “Aedes em Foco” e Núcleo Municipal de Educação Permanente são destaques no estado

#Agenda Há 3 dia(s)

Secretaria de Infraestrutura atua em locais danificados pelas fortes chuvas, levando apoio e serviços

Diversas equipes e equipamentos foram disponibilizados para atender as comunidades

#Agenda Há 3 dia(s)

Prefeitura de Cedro lança amanhã Campanha contra a Febre Aftosa, por um rebanho livre da doença

Lançamento, nesta quarta-feira, dia 17 de abril, às 8 horas, acontece na fazenda Exu, no distrito Vale do Machado

#Agenda Há 4 dia(s)

Iniciada entrega do Vale Gás Social em Cedro

Beneficiários que não resgataram os tíquetes devem verificar seu nome na lista e comparecer a Secretaria de Assistência Social

#Agenda Há 4 dia(s)

Conviventes do CRAS I e II participam do projeto "Caminhos Digitais"

Programa pretende realizar a inclusão digital de idosos, além de fomentar a prática de atividades físicas

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito