NOTÍCIAS

03-JAN-2018

Estudantes de Cedro desenvolvem projeto para educação financeira

Ação beneficia diretamente alunos de escola estadual cedrense e seus familiares.

#Educação 03 DE JANEIRO DE 2018
A educação transforma a vida e traz benefícios para o cotidiano das pessoas. Com esta ideia na cabeça e conhecimento sobre o assunto, um grupo de estudantes do 3º ano do curso Técnico em Comércio da Escola Estadual de Educação Profissional Francisca de Albuquerque Moura desenvolveu o projeto "Educação financeira na escola".



O objetivo dos alunos é ensinar a melhor forma de economizar, cortar gastos, e poupar recursos de forma consciente, por meio de uma educação financeira, os alunos do Colégio Estadual Celso Araújo foram os beneficiados em uma ação que aconteceu nos dias 26 e 27 de dezembro de 2017.



O Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, ressalta a importância do projeto e do retorno para as famílias dos alunos beneficiados. "É uma iniciativa importante que poderemos levar para outros municípios, vamos apresentar o modelo de projeto para a Fundação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Fundação SINTAF), para que eles avaliem, a ideia é dar oportunidade para que as pessoas possam aplicar corretamente as finanças, o que pode ser feito em todo o Ceará."


O município de Cedro contou com parceria da Fundação Sintaf, no projeto-piloto que promoveu uma reestruturação da Secretaria de Finanças. Por meio de um plano de modernização e cidadania fiscal, a prefeitura conseguiu o crescimento da economia e a criação de políticas públicas em benefício da população.



Aplicação prática

Para o Coordenador e Orientador do Projeto, Antônio Vileimar, o principal objetivo é orientar alunos sobre a educação financeira e apresentar dados reais sobre nossa realidade. "Foram dois dias desenvolvendo e aplicando, por meio de seminário, mostrando resultados que podem ser aplicados pelas família destes estudantes".


Vileimar lembra que os estudantes da E.E.E.P Francisca de Albuquerque Moura contam com a disciplina de finanças e que o projeto desenvolvido pelos estudantes pode ser um eixo de ações no futuro a serem aplicadas na rede pública de ensino. "Educação financeira no ensino fundamental é uma realidade nos países desenvolvidos, uma forma de ampliar e reforçar a nossa educação", explica o professor Antônio Vileimar. A ideia será apresentada ao gestor municipal para que as escolas municipais possam ser beneficiadas.


Diversas pesquisas mostram que brasileiros têm dívidas caras, mas não sabem quanto pagam de juros, e ainda estão longe de investimentos além da poupança. O estudante Thiago Renan, ressalta que o projeto visa orientar não apenas os estudantes, mas também a população em geral. "A ideia é orientar os alunos para não serem controlados pelo dinheiro, mas controlar o dinheiro, atualmente o nosso país conta com cerca de 60 milhões de devedores, tudo isso por que não conseguiram cuidar corretamente das finanças".

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 3 dia(s)

Prefeitura convoca fazedores de cultura para escuta pública sobre a Lei Aldir Blanc 2

Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) disponibilizará recursos financeiros durante 5 anos

#Agenda Há 3 dia(s)

Prefeito envia Projeto de Lei à Câmara para reajuste salarial de servidores municipais

Reposição da inflação é compromisso da gestão com os servidores cedrenses

#Agenda Há 3 dia(s)

Prefeitura disponibilizará ônibus para estudantes prestarem vestibular da UECE

O transporte partirá de Cedro no domingo (28/04), às 7h, saindo da Praça da Matriz

#Agenda Há 3 dia(s)

Programa "Viver - Envelhecimento Ativo e Saudável" em Cedro inicia aula com idosos

As áreas de tecnologia, saúde, educação, além de atividades físicas e sociais serão o foco das ações

#Agenda Há 3 dia(s)

Castramóvel da Prefeitura de Cedro inicia atendimentos para cães e gatos

Ação do Projeto Proteção Animal promove 120 consultas e 60 castrações gratuitamente

#Agenda Há 8 dia(s)

Prefeitura inicia atendimento noturno na UBS Dr. Rubens Bezerra de Albuquerque

Cedrenses podem procurar atendimento no posto de saúde até às 21h, diariamente

#Segurança Há 8 dia(s)

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 10 dia(s)

Prefeito vai à comunidade Olho D´água do Canto e anuncia revitalização da barragem rompida devido às fortes chuvas

Durante a visita, gestor municipal informou que a Cagece foi acionada para restabelecer o abastecimento de água, e que seu compromisso é realizar o reparo da parede da represa

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito