NOTÍCIAS

08-DEZ-2017

Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti mobiliza Cedro nesta sexta-feira

#Saúde 08 DE DEZEMBRO DE 2017
Representantes de secretarias municipais, órgãos públicos, comerciantes e população em geral participam das ações de mobilização de combate ao Aedes Aegpti que acontece em todo país. Em Cedro, diversas atividades foram realizadas.



No início da manhã de hoje (8/12) teve mobilização na Praça Nilo Viana Diniz com a exposição de trabalhos desenvolvidos por estudantes e grupos do CRAS, CREAS, SCFV, além de sala temática com casos reais e possíveis focos do mosquito transmissor. E ainda apresentações culturais, com paródias e poemas desenvolvidos por estudantes da rede pública de ensino municipal e estadual e também particular. Houve passeata pelo centro da cidade com panfletagens e orientações aos comerciantes.


As ações desenvolvidas são fruto do intenso trabalho de profissionais da saúde, entre Agentes de Combate à Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que têm auxiliado os membros do Comitê Municipal de Enfrentamento às arboviroses (Dengue, Chikungunya e Zika), responsáveis pela realização diária de visita domiciliares. "É importante contarmos com a participação da população. Quando as chuvas chegarem, que possamos estar tranquilos quanto aos casos", ressalta o prefeito, para quem as ações de mobilização e combate são prioridade do governo municipal. "Com este objetivo, intensificaremos os cuidados em 2018".



As ações envolvem palestras, visitas domiciliares, rodas de conversas, além de parcerias com Ministério Público do Estado do Ceará, Brigada Municipal, secretarias e sociedade civil. A gestão municipal também criou a Ouvidoria Online e está atualizando constantemente as redes sociais com o intuito de informar a população.



Desde o dia 24 de novembro, circula em todo o país a nova campanha publicitária de combate ao Aedes aegypti, que chama a atenção da população para os riscos das doenças transmitidas pelo vetor e convoca a todos ao seu enfrentamento. O objetivo é mostrar que o combate à proliferação do mosquito começa dentro da própria casa, sendo responsabilidade de cada um. É possível gerar mudança positiva na vizinhança. O material alerta: "Um mosquito pode prejudicar uma vida. E o combate começa por você. Faça sua parte e converse com seu vizinho". Tem veiculação em TV, rádio, internet e redes sociais.



O ministro da Saúde Ricardo Barros destaca a importância do movimento. "O enfrentamento ao mosquito é prioridade do Governo Federal, por isso definimos um dia para essa grande mobilização, que é a Sexta Sem Mosquito. Isso demonstra o empenho e preocupação no combate ao Aedes para que possamos evitar todas as doenças causadas por ele", declarou.



Combate tem balanço positivo

A Secretaria de Saúde de Cedro apresentou balanço das ações, com dados referentes a dengue, chikungunya e zika. "É muito importante que a população seja nossos agentes de combate. Vamos continuar com novas estratégias para que possamos chegar 2018 sem registro de casos das doenças causadas pelo Aedes Aeygpti", esclarece a secretária Sayonara Moura.



Para a Coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE-Educação), Aldenoura Gomes, todas as escolas municipais estão realizando atividades com o objetivo de alertar as crianças e adolescentes sobre o perigo que causa o Aedes Aeypti. "É uma estratégia que já dá resultados concretos, o que demonstra a efetiva participação da família como fator determinando para as etapas inseridas em sala de aula", explica.



Boletim

O último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará mostra que no município de Cedro foram registrados os seguintes casos e seus números: dengue (10), chikungunya (21) e zika (0). Quanto ao Índice de Infestação Predial, o município esteve 0,51% abaixo do 1% preconizado pelo Ministério da Saúde.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Segurança Há 1 dia(s)

Secretário de Segurança Pública de Cedro se reúne com Comandante do 10° BPM – Iguatu

Encontro busca ampliar ações policiais no município, oferecendo mais segurança à população

#Agenda Há 3 dia(s)

Prefeitura intensifica ações para vacinação do rebanho bovino e bubalino contra febre aftosa

Ausência de vacinação impede comercialização de rebanho para outros estados da federação

#Agenda Há 3 dia(s)

Base CPRaio de Cedro será no antigo Hotel Municipal

A interiorização do Raio ocorre de forma conjunta à expansão do Sistema de Videomonitoramento, que permite uma atuação especializada de combate à criminalidade

#Agenda Há 3 dia(s)

Experiências de Cedro são apresentadas na Mostra "Ceará, aqui tem SUS"

Projetos Mais Saúde Perto do Coração, Uso do Aplicativo “Aedes em Foco” e Núcleo Municipal de Educação Permanente são destaques no estado

#Agenda Há 4 dia(s)

Secretaria de Infraestrutura atua em locais danificados pelas fortes chuvas, levando apoio e serviços

Diversas equipes e equipamentos foram disponibilizados para atender as comunidades

#Agenda Há 4 dia(s)

Prefeitura de Cedro lança amanhã Campanha contra a Febre Aftosa, por um rebanho livre da doença

Lançamento, nesta quarta-feira, dia 17 de abril, às 8 horas, acontece na fazenda Exu, no distrito Vale do Machado

#Agenda Há 5 dia(s)

Iniciada entrega do Vale Gás Social em Cedro

Beneficiários que não resgataram os tíquetes devem verificar seu nome na lista e comparecer a Secretaria de Assistência Social

#Agenda Há 5 dia(s)

Conviventes do CRAS I e II participam do projeto "Caminhos Digitais"

Programa pretende realizar a inclusão digital de idosos, além de fomentar a prática de atividades físicas

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito