NOTÍCIAS

06-DEZ-2017

Cedro realizará dia "D" de Combate ao Aedes aegypti nesta sexta-feira

“Não deixe o mosquito mudar a sua história” é o tema da campanha lançada pelo Ministério da Saúde

#Saúde 06 DE DEZEMBRO DE 2017
O país inteiro estará mobilizado nesta sexta-feira (8/12) para o Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti. Em Cedro, diversas atividades serão realizadas, a partir das 7h, a mobilização começa na Praça Nilo Viana Diniz e conta com passeata pelo centro da cidade, exposição de trabalhos desenvolvidos por estudantes e grupos do CRAS, CREAS, SCFV, além de sala temática com casos reais e possíveis focos do mosquito transmissor.



A campanha lançada pelo Ministério da Saúde, em 28 de novembro, visa alertar a população sobre a prevenção da proliferação do Aedes aegypti. O Prefeito de Cedro, Dr. Nilson Diniz, lembra que este é o momento de sensibilizar a população. "Estamos realizando ações toda semana, com isso já colhemos resultados positivos para que não tenhamos casos em 2018".



Mobilização

Para manter a população livre do Aedes aegypti - mosquito que transmite a dengue, a chinkungunya e a zika - é necessário eliminar toda a água parada, manter calhas sempre limpas, garrafas viradas para baixo, lixeiras fechadas e potes e caixas d’ água tampadas. De acordo com levantamento dos profissionais da saúde, os focos são encontrados principalmente dentro das residências.



Na Praça Nilo Viana Diniz, a Secretária de Saúde de Cedro, Sayonara Moura, apresentará balanço das ações desenvolvidas este ano e divulgará as parcerias para concretização de ações no próximo ano. "É importante destacarmos que as ações mobilizam toda a sociedade, nós estamos na luta e a população tem sido nossa principal parceira neste combate".



O Ceará tem incentivo de R$ 10 milhões para ser rateado entre os municípios que criaram comitês municipais de Combate às Arboviroses e realizarem campanhas educativas. Em Cedro estão sendo realizadas diversas ações como: palestras, visitas domiciliares, rodas de conversas, além de parcerias com Ministério Público do Estado do Ceará, Brigada Municipal, secretarias e sociedade civil. A gestão também criou a ouvidoria online e está atualizando constantemente as redes sociais com o intuito de informar a população.



O Coordenador do Comitê Municipal de Combate às Arboviroses, Marciel Bezerra, explica que as mobilizações são importantes e os resultados demonstram que, com o apoio da população, Cedro pode diminuir e controlar as infestações. "São ações de conscientização dos moradores, prevenindo antes da chegada do período chuvoso, intensificadas com equipes da Brigada Municipal".



Boletim

O último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará mostra que no município de Cedro foram registrados os seguintes casos: Dengue (10), Chikungunya (21) e Zika (0). Quanto ao Índice de Infestação Predial, o município esteve 0,51% abaixo do 1% preconizado pelo Ministério da Saúde.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Agenda Há 2 dia(s)

Base CPRaio de Cedro será no antigo Hotel Municipal

A interiorização do Raio ocorre de forma conjunta à expansão do Sistema de Videomonitoramento, que permite uma atuação especializada de combate à criminalidade

#Agenda Há 2 dia(s)

Experiências de Cedro são apresentadas na Mostra "Ceará, aqui tem SUS"

Projetos Mais Saúde Perto do Coração, Uso do Aplicativo “Aedes em Foco” e Núcleo Municipal de Educação Permanente são destaques no estado

#Agenda Há 3 dia(s)

Secretaria de Infraestrutura atua em locais danificados pelas fortes chuvas, levando apoio e serviços

Diversas equipes e equipamentos foram disponibilizados para atender as comunidades

#Agenda Há 3 dia(s)

Prefeitura de Cedro lança amanhã Campanha contra a Febre Aftosa, por um rebanho livre da doença

Lançamento, nesta quarta-feira, dia 17 de abril, às 8 horas, acontece na fazenda Exu, no distrito Vale do Machado

#Agenda Há 4 dia(s)

Conviventes do CRAS I e II participam do projeto "Caminhos Digitais"

Programa pretende realizar a inclusão digital de idosos, além de fomentar a prática de atividades físicas

#Agenda Há 4 dia(s)

Açude Ubaldinho atinge 100% de sua capacidade

Reservatório tem capacidade de armazenagem equivalente a mais de 42 milhões de m³ de água, e está sangrando desde o dia 14 de abril

#Agenda Há 4 dia(s)

Fase municipal dos Jogos Escolares do Ceará 2024: inscrições abertas para modalidades individuais

São 14 modalidades disponibilizadas para estudantes das redes municipal, estadual e federal. Modalidades coletivas começaram semana passada, com destaque para o futsal masculino

#Agenda Há 6 dia(s)

Ceará Credi Mulher realiza oficina para empreendedoras do município de Cedro

Ação teve o objetivo de orientar as mulheres interessadas em empreender a terem acesso ao crédito

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito